Poker: mais que um jogo de cartas

Por Mariana Camba

Que o esporte mais praticado em grupo no Brasil é o futebol todos sabem, mas e o poker? Ele tem muitos adeptos no país e em todo o mundo e, depois de ser considerado uma prática de esporte oficial, ganhou o status de esporte individual mais praticado entre os brasileiros.

Hoje em dia os praticantes do jogo ultrapassam os 4 milhões, e esse número só tende a crescer cada vez mais. Este ano a CBTH (Confederação Brasileira de Texas Hod’em) foi até à Câmara dos Deputados em uma audiência pública sobre o marco regulatório dos jogos no Brasil.

A prática individual no esporte pode ser considerada uma das mais rentáveis no país, além de ser a mais exercida. Enquanto os torneios de tênis renderam juntos R$ 2,5 milhões de premiação no ano passado, somente o “Brazilian Series of Poker” (BSOP) – campeonato nacional do esporte -, chegou a marca de mais de R$ 10 milhões.

A BSOP teve início há menos de 10 anos, sendo que nos quatro primeiros o número de participantes inscritos teve um aumento vertiginoso, passaram de 60 para alcançar os mais de 630.  O jogador Gabriel Lima comenta que “esse é um avanço para esporte e para os esportistas. A participação aumenta o reconhecimento, e nós que estamos nesse meio não podemos reclamar”.

Por se tratar de um jogo de cartas que exige muita estratégia e tática, o Poker ainda é visto por muitas pessoas como um jogo do azar, e isso fez com que a prática demorasse um pouco para cair no gosto do brasileiro. O boom se deu logo depois que o jogo ganhou seu lugar na internet e em sequência, milhões de amantes.

A História

Os primeiros arquivos que remetem ao poker mais atual parecem localizar a origem do jogo em torno do ano de 1830, pela região de New Orleans, cidade norte-americana com grande influência francesa. As primeiras descrições do poker praticado na região mostram que quase sempre o jogo era realizado com meio baralho, usando cerca de 20 cartas apenas.

A história parece provar que a explosão do poker aconteceu a partir deste momento, passando a figurar em barcos a vapor da região do rio Mississipi, migrando com os pioneiros da corrida ao ouro para Oeste norte-americano.

De lá para cá, o poker seguiu discreto no imaginário americano e mundial e visto como um jogo de faroeste, marinheiros e soldados. Só passou a tomar forma esportiva na década de 1970, com a criação da World Series of Poker (WSOP). Já a invenção do poker pela internet veio para realmente alavancar o esporte como um dos maiores passatempos e jogos de competição em todo o planeta.

Um pouco da linguagem…

 

Editado por Letícia Baptista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s