Por Nathani Mota
O consumo de cerveja premium representa cerca de 6% do mercado da bebida no Brasil. Parece pouco dentro de um mercado que consome 14 bilhões de litros anualmente, mas nos últimos 3 anos o consumo das cervejas especiais aumentou 36% no país segundo a consultoria britânica Mintel e abriu portas para empresas que atendem um público cada vez mais interessado no assunto.
É o caso dos sites que oferecem assinaturas de cervejas especiais. A ideia é semelhante às assinaturas de revistas e jornais, você se inscreve na loja online, paga uma mensalidade e recebe em casa o produto escolhido. Porém, os sites fazem uma curadoria de cervejas e entregam todo mês cervejas selecionadas por uma equipe de sommeliers.
Os principais sites que oferecem esse serviço são Clubeer, Have a nice beer e Beer Pack. O preço da assinatura varia de R$ 40 à R$ 150 mensal e os pacotes também, que geralmente oferecem 2 a 8 garrafas de cervejas premium ou super premium por mês, bolachas colecionáveis, copos, além de materiais informativos como revistas, jornais e cartões.
Rótulos
Cerveja premium, que pode ser chamada de artesanal ou especial, é aquela que leva 100% de malte em sua composição. O que difere da cerveja comum que possui milho em sua fórmula.
Mas os apreciadores da bebida ainda diferenciam a premium, como a Bohemia e a Keineken, e super premium, cervejas artesanais e especiais importadas de pequenas cervejarias.
Editado por Ana Luiza Sesti
1 comentário