Mercado de games cresce no Brasil

 

 

(Crédito: Tiago Soares)

Por Tiago Soares

O mercado brasileiro de videogames se expande a cada ano com o investimento de empresas como a Microsoft com o Xbox, Sony, com o Playstation, Nintendo com a série Wii e o portátil DS.

Uma pesquisa recente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) mostra o estado da indústria digital de jogos no Brasil, aponta suas características, particularidades, necessidades e, o mais importante, indica políticas públicas para que o setor possa receber benefícios do banco, que ainda não tem nenhuma linha de crédito específica para o desenvolvimento de jogos eletrônicos, isto é, empresas de games que produzirem no país poderão ter incentivos fiscais.

Um indício das regalias dadas às empresas de games no país é a instalação da Microsoft em Manaus no ano de 2011. A unidade é responsável pela produção e distribuição do Xbox One e 360 e jogos. Devido a esta mudança, os produtos da marca saem mais conta para os consumidores.

A Sony sofre com as baixas nas vendas do seu atual console, o Playstation 4, lançado no país em 2013. Devido à ausência de uma unidade de fabricação no Brasil, seu videogame sofre com os altos impostos e levaram o aparelho a ser vendido a R$ 4.000,00 em seu lançamento, sendo que deste valor, 51% são tributos federais. O preço alto assustou muitos dos fãs que esperavam ansiosamente pelo lançamento no país.

Já a Nintendo enfrenta problemas com o Wii U, devido à falta de jogos que realmente empolgam os jogadores, com exceção da franquia “Mario”, que é um sucesso absoluto.

Editado por Michele Guelere

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s