
Por Tiago Soares
O mercado brasileiro de videogames se expande a cada ano com o investimento de empresas como a Microsoft com o Xbox, Sony, com o Playstation, Nintendo com a série Wii e o portátil DS.
Uma pesquisa recente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) mostra o estado da indústria digital de jogos no Brasil, aponta suas características, particularidades, necessidades e, o mais importante, indica políticas públicas para que o setor possa receber benefícios do banco, que ainda não tem nenhuma linha de crédito específica para o desenvolvimento de jogos eletrônicos, isto é, empresas de games que produzirem no país poderão ter incentivos fiscais.
Um indício das regalias dadas às empresas de games no país é a instalação da Microsoft em Manaus no ano de 2011. A unidade é responsável pela produção e distribuição do Xbox One e 360 e jogos. Devido a esta mudança, os produtos da marca saem mais conta para os consumidores.
A Sony sofre com as baixas nas vendas do seu atual console, o Playstation 4, lançado no país em 2013. Devido à ausência de uma unidade de fabricação no Brasil, seu videogame sofre com os altos impostos e levaram o aparelho a ser vendido a R$ 4.000,00 em seu lançamento, sendo que deste valor, 51% são tributos federais. O preço alto assustou muitos dos fãs que esperavam ansiosamente pelo lançamento no país.
Já a Nintendo enfrenta problemas com o Wii U, devido à falta de jogos que realmente empolgam os jogadores, com exceção da franquia “Mario”, que é um sucesso absoluto.
Editado por Michele Guelere