Começa o Fórum Internacional de Ginástica em Campinas

centro

Na manhã do dia 13 de outubro foi realizada a cerimônia de abertura do VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas. Com o tema “Conectando diferenças”, professores e diretores do Sesc e da universidade falaram sobre a inclusão da ginástica no dia-a-dia das pessoas.

Representando o Sesc, o professor Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc-SP, comentou sobre o tema “conectando diferenças”: “A ginástica para todos encontra a sua força no respeito às diferenças e as características individuais de cada um. Mais ainda, ela faz parte de uma prática de esportes para todos, na perspectiva de gerar inclusão no acesso às atividades físicas e esportivas de maneira democrática”.

Em nome da Unicamp, o chefe de gabinete do reitor, Paulo César Montagner, relembrou que a ginástica aparece normalmente apenas nas Olimpíadas e grandes eventos, mas que já existe um trabalho muito grande nas escolas para implementar a ginástica desde pequeno, para que cada vez mais pessoas conheçam e a pratique.

Após as falas de abertura, uma apresentação de dança dos alunos da faculdade de educação física da Unicamp encerrou a cerimônia e deu início as palestras e seminários sobre o assunto.

Uma das palestras que mais contou com a presença do público foi à apresentação do professor da USP Renato Janine Ribeiro, que fez críticas a medida provisória de Michel Temer sobre a exclusão da obrigatoriedade de matérias como filosofia, artes e educação física: “A medida tirou matérias que definem um percurso de vida. Não são matérias de conteúdo que vão te transformar em um professor de artes, por exemplo, mas que são para todo mundo”.

E complementa: “Uma aula de filosofia bem dada discute ética, política democrática, valores, como se produz a riqueza e a pobreza. É difícil você ler um caderno cotidiano, cidades, geral, se você não entende sociologia, a divisão de classes. É muito grave a retirada dessas matérias e mesmo com a retirada da proposta, ainda há de se pensar sobre isso”.

O evento continua a noite no Sesc, onde será realizado o festival de abertura. O fórum continua nos dias 14, 15 e 16 desse mês, com as atividades das 8 da manhã às 5 da tarde sendo realizadas na Unicamp e das 7 da noite até as 10 no Sesc.

Ginástica

Muitas pessoas pensam em ginástica e lembram da Daiane do Santos, Diego Hipólito, Arthur Zanneti, das grandes competições e medalhas olímpicas. Já outros, pensam nas aulas de academia, na zumba, na dança. Essa diferença mostra que a ginástica é muito ampla e acolhe diferentes tipos de pessoas, desde profissionais a quem quer ser mais saudável. Que tal conhecer um pouco mais sobre os tipos de ginásticas praticados no nosso pais?

gin-5c-c3-a1sti_17101726_97a7405d8ded8e30b366eb77e04d8a8004074f46

Editado por Ana Guimarães e Vanessa Plácido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s