[Aperte play para ler o post ouvindo música I Want To Hold You Hand – Beatles]
Por Karina Rocha
A Beatlemania Experience, a maior e mais interativa exposição dos Beatles já vista, reuniu seis décadas de história em fotos, itens memoráveis e recriações cenográficas. Além disso, também uniu pessoas de diferentes idades: desde de avós que se lembram das primeiras músicas tocadas em solo nacional, até netos que se identificaram com a pegada musical dos garotos de Liverpool. Os reis do Iê-Iê-Iê, nome que se popularizou no Brasil, na década de 1960, faz menção a uma das maiores bandas de rock do mundo, os Beatles! Eles estouraram no Brasil diante de um cenário político conturbado, marcado pelo início da ditadura. Hoje, 50 anos depois, a maior exposição da banda chega ao Brasil, diante de mais um período político complicado.
Futura Geração
A influência musical de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, não se deu apenas sobre grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Raul Seixas, mas também sobre toda a futura geração. A idade não foi um pré-requisito para conferir a exposição, mas sim o amor pela banda! Do fã número um, até o um mero apreciador, foi impossível sair de lá sem se sentir parte dessa história de sucesso.

A exposição
O estacionamento do shopping Eldorado, em São Paulo, reuniu desde instrumentos usados na primeira apresentação dos meninos, até a réplica do piano branco de Imagine, música escrita por John Lennon. Além disso, os beatlemaníacos também conferiram de perto os famosos ternos pretos e até réplica das roupas psicodélicas, usadas em uma nova fase da banda.

Cada bloco da exposição traz uma evolução da história de John, Paul, George e Ringo. Dentre inúmeros cenários, o público pode conhecer o Cavern Club: primeiro casa de show onde os jovens se apresentaram; a fachada da gravadora EMI, originalmente na Abbey Road, em Londres e até entrar no submarino amarelo, da música Yellow Submarine!

Os fãs vivenciaram através de cada cenografia a trajetória dos Beatles. Por meio de óculos de realidade virtual, foi possível até assistir o primeiro show da banda nos Estados Unidos. Imagine você, no estádio de beisebol, Carnegie Hall de Nova Iorque, assistindo a apresentação da primeira fila! Ao olhar para o lado, também é possível ver o público com trajes característicos da época. A tecnologia é fantástica!

Trilha Sonora
Entre vestimentas, fotos inéditas e instrumentos que os acompanharam em shows no mundo todo, os fãs também contaram com uma boa trilha sonora. Yesterday, She Loves You, Something e Help foram algumas das músicas que tocaram durante a visita. Para os que queriam ouvir alguma em especial, bancadas do Spotify contavam com uma playlist especial, preparada para o evento. Você pode ouvi-la pelo site do Spotify.
Ao final da exposição, até aqueles que não eram tão fãs da banda, saíram amando a história do quarteto. A estudante Maria Olívia Parodi saiu maravilhada com tudo que viu:
“A exposição é incrível. Rica em detalhes e cheia de curiosidades. Além da história da banda, também conhecemos mais a fundo a trajetória de cada integrante. Isso foi demais. Por um segundo eu senti que estava vivendo aquele momento com eles”
Se você ficou com vontade de descobrir o mundo do beatlemaníacos, então não deixe de conferir a exposição, que tem outras surpresas que vão te deixar apaixonado pela história dos garotos de Liverpool. A Beatlemania Experience vai até o dia 30 de Setembro, no estacionamento do shopping Eldorado, em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do ingresso.com e também na bilheteria local. Viva essa experiência!
Editado por Pedro Alves