Valinhos terá a primeira Praça Interativa da RMC

Por Vanessa Plácido

Valinhos será a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a ter espaço público interativo.  A praça Washington Luiz passa por uma reforma e foi o local escolhido para o conceito de SmartPlace, que transforma um espaço coletivo comum em experiências digitais interativas.

O local passa por uma reforma / Fonte: Vanessa Plácido
O local passa por reforma / Fonte: Vanessa Plácido

O Espaço Inteligente fornecerá soluções digitais como Wi-Fi público, Painéis Interativos, SmartsTrees, Iluminação Inteligente, Sistema de Colaboração e Participação Cidadã. Além do Sistema de Monitoramento e Segurança com sete câmeras que serão interligadas a Guarda Municipal da cidade.

A Tacira, empresa responsável pelo serviço, afirmou que os munícipes poderão interagir de diversas formas, como conectando-se gratuitamente a internet por meio do serviço de Wi-Fi público, através de painéis informativos que darão acesso as notícias da prefeitura e região com informações de utilidade pública, pelo serviço SmartTree que possibilitará a leitura do QRCode afixado nas árvores visualizando informações com o aplicativo Civis.  E também, por meio do aplicativo, o munícipe terá acesso ao Sistema de Colaboração e Participação Cidadã onde poderá registrar reclamações, sugestões, solicitações e comentários referentes a Praça Washington Luiz.

A obra está sendo custeada integralmente por empreendedores da cidade
A obra está sendo custeada integralmente por empreendedores da cidade

A empresa ainda disse que o projeto desenvolvido em Valinhos, agrega a maior quantidade de soluções de tecnologia em um único espaço. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Valinhos, Jorge Torrezin relata que a praça interativa é algo inovador na RMC possibilitando a interação da população com o poder público, ou seja, através do aplicativo todas as ações realizadas pela prefeitura são enviadas a população por mensagens.  Além disso a administração pública poderá realizar pesquisas interativas e perguntas sobre a atual situação da cidade, isso trará transparência e assim tornando a população mais participativa.

A população que será diretamente beneficiada está animada com a novidade Matheus Valente, universitário, disse que achou muito interessante a tecnologia da praça e que pode ser uma forma de inovar e atrair pessoas para passeios.  “Acho que vai ser muito útil! Ainda mais que hoje em dia, estamos conectados sempre o tempo todo!”, afirmou a estudante de Direito, Natalia Caetano.

14284916_1055581467857305_1606146832_o

Editado por Pedro Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s