Por Joel H.Silva

Alunos da Puc-Campinas marcaram presença no 39º congresso de comunicação que acontece na Universidade de São Paulo do dia 5 e vai até hoje, 9 de setembro. Dentre as várias categorias presentes no congresso, o intercom jr, é dedicado exclusivamente a trabalhos realizados por alunos e recém formados de cursos de graduação. Este ano, seis trabalhos do CLC – Centro de Linguagem e Comunicação da Puc, foram aprovados no congresso, sendo quatro da faculdade de jornalismo e dois de publicidade e propaganda.
Integrando as comemorações pelos 50 anos da criação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O evento abordará o tema “Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação” mesmo tema tratado há 30 anos, na edição de numero oito do congresso, também realizado no Estado de São Paulo.
As apresentações do Intercom Jr acontecem em sessões temáticas, divididas em oito categorias que abrangem todas as áreas da comunicação como, jornalismo, comunicação organizacional e multimídia. A aluna do sexto semestre do curso de Jornalismo Manuela Macilla Rocha de 20 anos, apresentou no dia 7 seu artigo: Desenhando a Piauí: Uma Análise das Ilustrações nas Capas Da Revista, na categoria jornalismo. “Particularmente, apresentar a pesquisa foi o batismo de um bebê para mim, porque a ideia inicial foi minha. Então, ver ele num Congresso, foi muito gratificante.” Afirma.

Manuela afirma que a experiência de apresentar o trabalho no congresso é inigualável, única reclamação fica por conta do valor pago para submissão dos trabalhos, que para a categoria júnior, a mais barata dentre todas, era de R$ 140,00. “É quase o preço de um vestibular. Nem todos tem essas condições para pagar e, a maioria dos congressistas, veem de outros estados. Aí, o montante para bancar a apresentação encarece e assim, muitos trabalhos acabam passando desapercebidos”
Todos os trabalhos apresentados no congresso são disponibilizados em um sistema online que pode ser acessado aqui: http://www.portalintercom.org.br/
Editado por Pedro Alves
1 comentário