Crise aumenta ciclo de vida de celular para 2 anos

Por Victor Hugo Buzatto

O tempo médio que o brasileiro está disposto a ficar com o mesmo aparelho celular aumentou de um ano e meio para dois anos. É o que revela a mais recente pesquisa da consultoria IDC, que também apresentou um prognóstico negativo para as vendas de 2016.

Segundo dados da consultoria, a previsão é de queda de 13% em 2016, totalizando 41 milhões de smartphones vendidos. O recuo nas vendas começou em 2015, com 13,4% a menos do que em 2014, depois de cinco anos de altas consecutivas.

A crise econômica de 2015 ajudou a quebrar a sequência de altas no setor devido ao crédito estar mais difícil e a disparada do dólar (alta de 48%). Com o fim da Lei 11.196, conhecida como a Lei do Bem, no final de 2015, a alíquota de PIS/Cofins, passou de 0% para 9,65% para eletrônicos. O preço médio passou de R$ 790 no primeiro trimestre de 2015 para R$ 925 no terceiro trimestre do ano.

grafico vendas celular atualizadoO técnico em mecatrônica e tecnologia da informação, e professor de hardware em uma escola profissionalizante Armando Pinheiro afirma que as grandes empresas lançam novos aparelhos todos os anos, com melhoras na velocidade de processamento na CPU e GPU, ampliando a quantidade e rapidez da memória RAM disponível. “Há sempre uma melhora de performance, na tela, novos sensores e câmeras mais potentes, mas para o usuário comum não é algo que irá fazer grande diferença nas tarefas simples como acesso a redes sociais”.

Usuários

 A caixa Aline Cantarini Alves, 19, teve maus de 10 aparelhos de celular nos últimos 15 meses. “Eu fico conectada o dia inteiro, pois o celular é meu único meio de comunicação atual, então se o aparelho fica sem atualização eu preciso trocar, mar ultimamente tenho perdido e quebrado muitos”.

A assistente administrativa Bruna Hass Avancini, 20, costumava trocar de aparelho a cada um ano em média, mas devido aos preços mais elevados pretende ficar mais tempo com o atual aparelho. “Como o celular ficou um bem muito caro e meu atual aparelho tem boas configurações, pretendo ficar com ele por pelo menos dois anos”.

Editado por Stephanie Franco

Deixe um comentário