Crise aumenta ciclo de vida de celular para 2 anos

Por Victor Hugo Buzatto

O tempo médio que o brasileiro está disposto a ficar com o mesmo aparelho celular aumentou de um ano e meio para dois anos. É o que revela a mais recente pesquisa da consultoria IDC, que também apresentou um prognóstico negativo para as vendas de 2016.

Segundo dados da consultoria, a previsão é de queda de 13% em 2016, totalizando 41 milhões de smartphones vendidos. O recuo nas vendas começou em 2015, com 13,4% a menos do que em 2014, depois de cinco anos de altas consecutivas.

A crise econômica de 2015 ajudou a quebrar a sequência de altas no setor devido ao crédito estar mais difícil e a disparada do dólar (alta de 48%). Com o fim da Lei 11.196, conhecida como a Lei do Bem, no final de 2015, a alíquota de PIS/Cofins, passou de 0% para 9,65% para eletrônicos. O preço médio passou de R$ 790 no primeiro trimestre de 2015 para R$ 925 no terceiro trimestre do ano.

grafico vendas celular atualizadoO técnico em mecatrônica e tecnologia da informação, e professor de hardware em uma escola profissionalizante Armando Pinheiro afirma que as grandes empresas lançam novos aparelhos todos os anos, com melhoras na velocidade de processamento na CPU e GPU, ampliando a quantidade e rapidez da memória RAM disponível. “Há sempre uma melhora de performance, na tela, novos sensores e câmeras mais potentes, mas para o usuário comum não é algo que irá fazer grande diferença nas tarefas simples como acesso a redes sociais”.

Usuários

 A caixa Aline Cantarini Alves, 19, teve maus de 10 aparelhos de celular nos últimos 15 meses. “Eu fico conectada o dia inteiro, pois o celular é meu único meio de comunicação atual, então se o aparelho fica sem atualização eu preciso trocar, mar ultimamente tenho perdido e quebrado muitos”.

A assistente administrativa Bruna Hass Avancini, 20, costumava trocar de aparelho a cada um ano em média, mas devido aos preços mais elevados pretende ficar mais tempo com o atual aparelho. “Como o celular ficou um bem muito caro e meu atual aparelho tem boas configurações, pretendo ficar com ele por pelo menos dois anos”.

Editado por Stephanie Franco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s