Alunos apresentam exposição sobre cartazes tipográficos no Senac Campinas

Por Mateus Badra

mostra_de_cartazes_tipograficos_senac-
Foto: Divulgação

O Senac Campinas está realizando, desde o dia 1 de setembro de 2015, a 7º “Mostra de Cartazes Tipográficos”. A exposição, que reúne 24 trabalhos dos alunos de Pós-graduação em Design Gráfico, expõe a forma com que cada estudante entende a fonte, mostrando as origens e toda a cadeia de letras e numerais em cada cartaz.

Exposição

De acordo com Murilo Ferragut, um dos alunos participantes, a mostra faz parte de um trabalho de conclusão do curso de tipografia, em que cada aluno seria responsável por uma fonte específica. “A gente contou um pouco da história, das questões culturais nos cartazes e fizemos esse projeto vinculado a algo que tivesse haver com a fonte”. Murilo encarregou-se da “Lithos”, que foi inspirada nos antigos edifícios públicos gregos. “Fiz todo um trabalho gráfico baseado na arquitetura grega, com aquela cor azul pastel e desenvolvi o cartaz”.

Rodrigo Santos, também um dos estudantes, ressaltou o objetivo da exposição e contou que realizou os estudos direcionados a fonte Garamond Pro. “Transformamos junto com as letras um signo, uma imagem que pudesse remeter a parte da pesquisa. A Garamond é uma letra que foi muito utilizada na vertente da tipografia e pode ser considerada a mais disseminada no mundo”.

Fonte “Trajan”. Cartaz desenvolvido pelo aluno Marco Aurélio Balbino. Foto: Mateus Badra

Opinião

A design de interiores, Cristiane Moreira, destacou o trabalho feito pelos alunos e disse que eles conseguiram colocar muito bem o significado de cada fonte. “Atingiram um layout bastante moderno, contemporâneo. Trouxeram uma novidade, foi fantástico”. Ela ainda comentou o quão difícil era escolher um cartaz favorito, mas que particularmente, o que falava sobre a fonte Calibri chamou mais sua atenção. “Gostei de todas, cada uma tem sua singularidade, porém pelo perfil da Calibri eu me interessei mais. Utilizaram bem a proporção do preto com branco, o tamanho e a quantidade das letras”.

Curiosidades

Entre as várias fontes apresentadas, algumas são bem inusitadas. Um exemplo seria a Frutiger, desenvolvida pelo suíço Adrian Frutiger, responsável pelo projeto de sinalização do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, um dos mais bem sinalizados do mundo. A fonte hoje é sinônimo de boa leitura e sinalização clara, sendo usada no metrô de Buenos Aires e nos trens urbanos de São Paulo. A fonte Trajan , seria outro exemplo. Criada por Carol Twombly, em 1989, ela reproduz mais fielmente as inscrições romanas. Caracterizada por transmitir uma facilidade de leitura à distância, é usada em cartazes de filmes, como o do “Titanic”, “Senhor dos Anéis” e “Noé”, em títulos de livros, como a saga de quadrinhos “Civil War” e no jogo de vídeo game, “Assassin´s Creed”.

Serviço

A 7ª “Mostra de Cartazes Tipográficos” fica em cartaz até 29 de setembro de 2015. A visitação é aberta ao público e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 15h.

Endereço: Senac CampinasRua. Sacramento, 490, Centro – Campinas. (19) 2117-0600

Entrada: gratuita

Galeria de Fotos:

Fotos: Mateus Badra

Este slideshow necessita de JavaScript.

Editado por Caren Godoy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s