Cobranças indevidas em pedágios automáticos dão dor de cabeça aos usuários

Por Stephanie Haidar

Denúncias de empresas transportadoras sobre falhas no sistema de cobrança automática nos pedágios fizeram com que o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas (Sindicamp) alertasse os motoristas. Segundo a empresa Sem Parar, os erros que ocorreram foram pontuais, e providências já foram tomadas pela companhia.

Embora as denúncias tenham sido feitas por empresas transportadoras, há também pessoas físicas afetadas. É o caso de Karina Danielle. “Percebi que havia algo errado com a minha fatura quando veio um valor exorbitante sem eu ter utilizado o Sem Parar. Como o valor desconta da minha fatura do cartão fiquei negativa na minha conta corrente, pois não esperava um valor de mais de 500 reais”, conta a estudante, que não recebeu a fatura por e-mail.

Até hoje Karina não conseguiu resolver seu problema, mesmo tendo ido ao Procon e no juizado de pequenas causas. “Não fui avisada sobre esse erro e não acho justo me cobrarem um valor exorbitante de uma vez só sem eu ter sido avisada ou ter negociado o valor por um problema deles”, reclama.

Cobranças indevidas negativam contas bancárias de usuários. Foto Stephanie Haidar
Cobranças indevidas negativam contas bancárias de usuários. Foto: Stephanie Haidar

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) diz que realiza monitoramento em tempo real das rodovias privatizadas, e isso inclui as praças de pedágio. Segundo o órgão, sempre que alguma ocorrência é relatada com numerosos casos, é feita uma verificação junto à concessionária para averiguar se há problemas no aparelho de cobrança.

A empresa Sem Parar desculpou-se por assessoria de imprensa pelos eventuais transtornos e informa que tomou providências para garantir a correta cobrança.

Encontrou problemas na sua fatura? Denuncie para a ouvidoria da Artesp. O número é o 0800 727 8377.

Em caso de dúvidas, o cliente Sem Parar pode procurar uma das 400 lojas em rodovias e shoppings. Pode ainda entrar em contato com a central de atendimento no telefone 0800- 015 0252 e (11) 4002-1552, ou pelo site da empresa.

Editado por Izabela Eid

Deixe um comentário

