Aluno da PUC-Campinas vai disputar Pan-Americano de Muay Thai

Por Jaqueline Zanoveli

O estudante de Educação Física da PUC-Campinas José Maccari Neto vai disputar o Pan Americano de Muay Thai, que acontece em outubro deste ano. O atleta de 19 anos se classificou em uma seletiva no Rio de Janeiro realizada no final de maio e vai representar o Brasil no torneio.

O evento de classificação aconteceu no Riocentro, nos dias 29, 30 e 31 de maio e reuniu 82 mil pessoas. Neto, como é mais conhecido, disputou três lutas para conseguir a classificação. “Foram três lutas duríssimas, a 2ª eu considero que foi a mais complicada, porque era um adversário muito forte e inclusive foi considerada uma das melhores lutas do torneio”, conta.

Atleta já participou de nove competições e se prepara para o Pan (Foto: Jaqueline Zanoveli)


Rotina de treino

Neto treina desde os 14 anos, na academia Champions Factory, em Campinas (SP), do mestre Artur Mariano, e já participou de nove campeonatos.

Sua rotina inclui treinos diários de preparação física, muay thai e jiu jitsu. A preparação para a seletiva pré-pan começou em no início do ano. “Eu estava muito focado, todo dia pensava na vitória”, diz.

Normalmente, o atleta estuda de manhã e logo após a aula já começa a sequência de treinamentos. No final do dia, Neto ainda reserva um tempo para as tarefas da faculdade. “Para mim não é problema porque eu faço o que eu gosto é também está  relacionado com o esporte, que é a educação física”, conta.

Neto disputou três lutas no pré-pan, realizado no Rio de Janeiro (Foto: Acervo Pessoal)

Pan Americano

Para o maior evento da sua carreira, Neto tem aumentado os treinamentos. “Estou muito confiante e trabalhando muito forte com a minha equipe”, afirma o atleta. “E estou fazendo treinos separados em minha academia, com pessoas do meu peso para não sentir tanta diferença no Pan”. A preparação inclui também duas semanas de treinamento no Rio de Janeiro.

O evento será o primeiro Pan-Americano da história da modalidade no Brasil, e vai reunir 15 países. A competição acontecerá nos dias 7, 8, 9 e 10 de outubro, com organização da Confederação Brasileira de Muay Thai.

 

Editado por Beatriz Bressam

Deixe um comentário