Estágio pode preparar futuros executivos, diz pesquisa

Por Marília Gabriela Simão

Um levantamento divulgado pela recrutadora Page Talent, unidade da Page Personnel, dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, apontou que a etapa de estágios realizada durante o período universitário pode contribuir para a formação de futuros dirigentes de empresas. A pesquisa aponta que 73% dos CEOs, presidentes, vice-presidentes, diretores e gerentes começaram suas carreiras trabalhando como estagiários.

Do total de entrevistados, mais da metade ocupam os maiores cargos dentro de empresas (Infográfico: Marília Gabriela Simão)
Do total de entrevistados, mais da metade ocupam cargos de excelência dentro de empresas (Infográfico: Marília Gabriela Simão)

Para 93% dos 300 entrevistados, o estágio foi fundamental para o desenvolvimento da carreira, ao ponto que para 64% a etapa foi decisiva na escolha da profissão. Outra contribuição do estágio é a possibilidade de efetivação, que ocorreu para 55% dos participantes.

Segundo o coordenador de RH, Ícaro Gonçalves, o estágio contribui para a maturação do profissional. “É visivelmente perceptível a diferença entre a postura do profissional que passou por estágios importantes daquele que só tem o primeiro contato com o mercado de trabalho após a formação. O dia a dia, quanto mais cedo, melhor”, afirmou.

Gonçalves ainda acrescenta que o perfil dos estagiários tem mudado. “Se antes o sinônimo de sucesso era estabilidade, hoje uma boa carreira passa por diferentes experiências”, conta.

Juliene Venturini, 24, graduanda em Engenharia Elétrica, já teve experiências de estágio fora do país e agora está terminando o processo em uma multinacional, com filial em Campinas. O contrato vence em julho e as oportunidades já começaram a aparecer. “Não posso renovar meu contrato, pois me formo no meio do ano. Na semana passada fui indicada pelo meu chefe para uma entrevista lá mesmo. Pode ser que eu seja efetivada e já dê um “start” na carreira”, afirmou.

A estudante reforça a opinião de Gonçalves quanto ao contato com a prática da profissão. “Por melhor que a faculdade seja, o conhecimento adquirido fica muito na teoria. No estágio, nós temos a chance de vivenciar aquilo que foi visto nos anos de estudo, tendo a chance de errar e aprender com aqueles que sabem mais e, futuramente, contribuir da mesma forma com novos aprendizes”.

Editado por Alessandra Xavier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s