Alunos da PUC-Campinas participam do Prêmio Abag/RP de Jornalismo

Por Igor Calil

Palestras sobre sustentabilidade, ciência e tecnologia no agronegócio marcaram o ciclo de visitas
Palestras sobre sustentabilidade, ciência e tecnologia no agronegócio marcaram o ciclo de visitas (Foto: Igor Calil)

Entre os dias 10 e 12 de junho, mais de 20 alunos da PUC-Campinas participaram do 1º ciclo de  palestras e visitas da 8ª edição do Prêmio Abag/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”. Na ocasião, os estudantes do segundo, terceiro e quarto anos da Faculdade de Jornalismo conheceram empresas, indústrias e centros de pesquisa do agronegócio.

Pela primeira vez no prêmio, a estudante Beatriz Bigarello conta que o evento abre um leque maior sobre a profissão e a sua relação com o agronegócio. Após o ciclo, ela já considera uma possível carreira no setor. “É uma possibilidade muito bacana pra mim agora,” afirma.

Marcos Matos, diretor da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag/RP), afirma que o prêmio tem expressiva importância na integração dos alunos com o agronegócio e confirma que as atividades do ciclo de visitas influenciam alguns dos participantes a seguirem profissionalmente por esse caminho. “Muitos alunos, quando se formam, acabam indo trabalhar com o agronegócio, nas assessorias de comunicação das empresas ou nas consultorias bem especializadas”, diz.

Matos conta, ainda, que, pelo jornalista ser um profissional multitemático, em algum momento a pauta pode demandar uma entrevista sobre o setor e o contato com os profissionais estabelecido durante as visitas nos ciclos são valiosos.

Para além do conhecimento no agronegócio, a jornalista Valéria Ribeiro diz que o evento é uma via de mão dupla, em que o agro também aproveita os futuros profissionais da comunicação para “se apresentar melhor”. “Como, basicamente, são jovens urbanos, eles não têm contato nenhum com a agricultura e acham que é uma coisa de campo. A gente tentou mostrar a relação estreita que existe entre o campo e a cidade”, ressalta.

Agora, ao final das visitas, os participantes têm até 30 dias para enviar uma reportagem impressa ou em vídeo sobre o agronegócio. No ano passado, o vencedor da categoria vídeo foi o ex-aluno da PUC-Campinas, Guilherme Motta, que levou para casa um vale-compras no valor de R$2.500,00. Motta venceu, ainda, como melhor reportagem entre as categorias e ganhou uma bolsa de estudos para um MBA em agronegócio na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Os prêmios para esta edição são os mesmos de 2014 e a cerimônia de premiação está prevista para o fim de novembro, em Ribeirão Preto.

Último dia de visitas foi de palestras na unidade da Embrapa, em Campinas. (Foto: Valéria Ribeiro)
Último dia de visitas foi de palestras na unidade da Embrapa, em Campinas. (Foto: Valéria Ribeiro)

Editado Por Alessandra Xavier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s