Emicida faz show em Campinas cheio de surpresas para os amantes do rap nacional

Por Leila Justo

Emicida no palco do Brasuca (Foto: Leila Justo)
Emicida no palco do Brasuca (Foto: Leila Justo)

Na última sexta-feira, 29, o rapper Emicida veio à Campinas fazer um show no espaço cultural Brasuca. A casa, localizada em Barão Geraldo, estava com a lotação máxima, cerca de 850 pessoas, segundo os responsáveis pelo local.

Logo no início do show, o cantor chamou o rapper Kamau para subir no palco, levando o público ao delírio. Depois, foi a vez do grupo Sistema Negro e do Renan Inquérito (vocalista e fundador do grupo Inquérito) serem convidados a cantar junto com o Emicida. Entre as músicas que eles cantaram juntos, uma delas foi “Verão na VR”, do Sistema Negro, que fez muito sucesso em 1997 e fala sobre o dia a dia da Vila Rica, periferia de Campinas.

O estudante Daniel de Moraes, 22, foi ao evento apenas para acompanhar a namorada, já que não é fã do rapper, mas se divertiu além do esperado. “Eu não estava muito animado pro show, mas eu curto muito o Kamau. Não sabia que ele vinha, foi animal. E na verdade, o próprio Emicida me surpreendeu. Gostei bastante, valeu a pena.”

A noite foi repleta de sorrisos para os amantes do rap nacional, que tiveram a oportunidade de assistir ao show de grandes nomes de uma só vez. Todas as participações especiais foram surpresa para o público, já que não haviam sido divulgadas.

A estudante Andressa Ferro, 21, ficou emocionada com o encontro que o show proporcionou. “Eu sempre gostei de Inquérito e Sistema Negro e fiquei muito feliz que eles tocaram hoje. Nunca pensei que fosse ter a oportunidade de ver eles tocando junto com o Emicida.”

Como de costume, o cantor aproveitou o palco para fazer alguns pedidos em nome da “rua”, como ele chama as comunidades carentes. “Cada dia é uma batalha, tá ligado? Até que um dia, talvez os nossos filho (sic) ou talvez os nossos neto (sic), olhem pro começo disso aqui e possam dizer que nóis (sic) vencemo (sic) a guerra.”

Emicida também se colocou contra a redução da maioridade penal. “O único posto de saúde que tem lá (na periferia) nem camisinha pros muleque não têm, certo? Se preocupa com o jovem? Então se preocupa em manter eles fora da cadeia e dentro da escola, só isso.”

Participações especiais

Marcus Vinicius Andrade e Silva, mais conhecido pelo nome artístico Kamau é um rapper, compositor, beatmaker e skatista brasileiro. Iniciou sua carreira em 1997 e é visto como referência por muitos dos MCs em destaque na cena atual e também admirado por veteranos do gênero musical. O nome Kamau veio de um livro de nomes africanos que o DJ KL Jay (Racionais MCs) tem em casa, significa “Guerreiro Silencioso”.

Sistema Negro é um grupo brasileiro de rap formado em Campinas, que começou suas atividades em 1992 com Kid Nice, Doctor X, Eazy Down e Master Jay nas pickups. O grupo se lançou com a canção “Nós Somos Pesados”, apresentada no programa Projeto Rap Brasil do DJ Armando Martins em 1992. No dia 5 de abril de 2008, o vocalista Xandão foi encontrado morto no Jardim São José, região Sul de Campinas. A causa da morte foi a queda de um pontilhão na proximidade de uns prédios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

O Inquérito foi formado em Campinas pelo vocalista do grupo, Renan Inquérito, em 1999. Realizou diversos shows pela região da cidade até adquirir notoriedade com o lançamento do primeiro disco, chamado Mais Loco que u Barato, de 2005. Este ano, para comemorar os 15 anos do grupo, Renan Inquérito lançou o álbum “Corpo e Alma”, que chega com inovações e participações de Ellen Oléria (vencedora do The Voice Brasil), Arnaldo Antunes, Natiruts, Roberta Estrela D´Alva, Quinteto Brassuka, DJ KL Jay (Racionais MCs), Rael e Emicida, que além de cantar na faixa-título assina a produção executiva do disco.

Editado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s