Eleições 2014: resultados em Campinas

Por Fabiana Oliveira

O Digitais assumiu uma tarefa: reunir aqui, os resultados das eleições do último domingo (05/10), em Campinas. A colinha era grande: além de Presidente, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal, o eleitor campineiro precisou responder sim ou não para a criação dos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. Confira os resultados.

 

DISTRITOS

Vamos começar pelos distritos? “Além de falta de informação, houve confusão entre as pessoas, o que prejudica muito a definição do voto” foram as palavras de Jonas Donizette (PSB) no dia da votação. Apesar da desinformação, a população optou pelo sim. 54,15% responderam positivamente pela criação do distrito do Ouro Verde e 53,84% disseram sim para o distrito do Campo Grande. O Coletivo Campo Grande Consciente reuniu num blog opiniões favoráveis e contrárias a criação dos distritos. Confira aqui.

Aqui você pode escutar uma entrevista do vereador Pedro Tourinho, para a Rádio CBN, sobre o tema.

Os campineiros votaram sim ou não para a criação de dois distritos (Crédito: Fabiana Oliveira)
Os campineiros votaram sim ou não para a criação de dois distritos (Crédito: Fabiana Oliveira)

DEPUTADOS ESTADUAIS

Os Deputados Estaduais são eleitos por votação proporcional. O que isso quer dizer? Enquanto um Senador é eleito pelo voto majoritário, ou seja, a maioria, o representante popular estadual pode ser eleito pela votação da legenda (do partido político que constrói ou mesmo da coligação). Os Deputados Estaduais compõe a Assembleia Legislativa de cada Estado.

Qual a função do Deputado Estadual? Cabe a eles propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, julgar a prestação de contas anual do Governador, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, quando necessário, entre outras competências.

O site do Tribunal Superior Eleitoral indica que foram eleitos 94 Deputados Estaduais. Quer saber os dez mais votados? Fernando Capez (PSDB), Coronel Telhada (PSDB), Orlando Morando (PSDB), Tripoli (PV), Delegado Olim (PP), Barros Munhoz (PSDB), Campos Machado (PTB), Feliciano (PEN), Jorge Consumidor (PRB) e Mauro Bragato (PSDB).

 

DEPUTADOS FEDERAIS

Seis Deputados Federais foram eleitos na região. Até essas eleições, tínhamos dez, de um total de 70 deputados pelo estado de São Paulo. O deputado mais votado foi o tucano Carlos Sampaio, com quase 300 mil votos. Na sequência: Vanderlei Macris (PSDB), de Americana; Roberto Alves (PRB), de Campinas; Ana Perugini (PT), de Hortolândia; Paulo Freire (PR), Campinas e Luiz Lauro Filho (PSB), também de Campinas.

Já sabe o que faz um Deputado Federal? De acordo com a Constituição, cabe aos Deputados Federais a elaboração de leis, especialmente. A Câmara dos Deputados, em conjunto com o Senado Federal, formam o Congresso. Hoje, a Câmara tem 513 membros. 70 Deputados é o número máximo por unidade federativa e oito, o mínimo. Quer saber mais? A repórter Keyla Cavalcante explicou tudo aqui.

 

SENADOR

José Serra (PSDB) foi o Senador eleito por São Paulo. O principal adversário, Eduardo Suplicy (PT), ficou de fora do Senado pela primeira vez em 24 anos. Você sabe como funcionam as eleições para Senador e qual sua função? O Digitais explica.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe aos Senadores propor, discutir e aprovar leis; fiscalizar o governo; aprovar autoridades; processar e julgar presidente e outras autoridades e aprovar o Orçamento da União. Você pode conferir mais informações no site do Senado Federal. No total, o Senado Federal tem 81 representantes. Juntamente com a Câmara dos Deputados, compõe o Congresso Nacional. São três Senadores por estado brasileiro, mais o Distrito Federal.

Os Senadores são eleitos por voto majoritário (maioria de votos). As eleições acontecem de quatro em quatro anos e os mandatos são de oito. É assim: em uma eleição renova-se um terço do Senado (um Senador por estado) e no outro dois terços (dois Senadores por estado).Nessa eleição, cada estado elegeu apenas um senador.

Serra derrota Suplicy para o Senado (Crédito: Estadão Conteúdo)
Serra derrota Suplicy para o Senado (Crédito: Estadão Conteúdo)

 

GOVERNADOR

Para Governador, o eleitor de Campinas confirmou a escolha do paulista: 50,57% (260.319 votos) votou pela reeleição do tucano Geraldo Alckmin. Ao assumir o novo mandato, serão 24 anos que o PSDB está no governo estadual de São Paulo. Uma curiosidade: a única cidade do estado que não elegeu Alckmin foi Hortolândia. Na cidade, o escolhido foi o petista Alexandre Padilha, com 38,60% (35.809 votos).

Alckmin vence e emenderá o sexto mandato consecutivo do PSDB em São Paulo (Crédito: Uol)
Alckmin vence e emenderá o sexto mandato consecutivo do PSDB em São Paulo (Crédito: Uol)

 

PRESIDÊNCIA

O resultado da eleição presidencial ficou pra depois. O segundo turno será entre o tucano Aécio Neves e a petista, concorrendo à reeleição, Dilma Rousseff. No dia 26 de outubro os brasileiros vão denovo às urnas decidir a candidatura federal que mais lhe representa. Qual será o resultado?

 

ABSTENÇÃO

Falta pra eles. 30,36% dos eleitores campineiros não compareceram as urnas no domingo. Esse é um total de 642.732 votos. Na sequência do ranking dos ausentes: Piracicaba, Sumaré, Limeira e Americana.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s