Aplicativo incentiva caronas em Campinas e região

Screenshot_2014-08-28-12-56-51
Estudantes são o público-alvo do app, que já possui mais de mil usuários. (Crédito: Juliana Gimenes)

Por Juliana Gimenes

Aliando tecnologia à mobilidade urbana, a MobWisestartup criada na Unicamp, revive o conceito de carona em Campinas e região. Seu novo aplicativo, o Ponga (gíria utilizada no nordeste para definir “carona”), através de um sistema de geolocalização, cria uma combinação entre um motorista disponível e quem necessita de carona, de acordo com as vagas disponibilizadas no veículo e a rota procurada.

O app, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, já possui mais de mil usuários cadastrados e tem como público alvo os universitários. Segundo André Paraense, doutor em Engenharia da Computação da Unicamp, fundador e sócio da MobWise, observando este público, principalmente na região do distrito de Barão Geraldo, buscou-se referências internacionais que auxiliassem a combater o crescente problema da mobilidade urbana. “Passamos mais de seis meses debatendo o assunto e estudando o mercado nos EUA para ver como as coisas estavam se desenvolvendo por lá e quais modelos de negócio estavam dando bons frutos. Encontramos aplicativos como o LyftSidecar e Uber, que estavam promovendo um novo modelo de carona em tempo real, sob demanda, e estavam ganhando uma tração incrível. Percebemos que isto poderia ser adaptado para a realidade brasileira.”

Para os usuários, o aplicativo fornece a possibilidade de se dividir os custos da viagem, mas também é uma forma de se conhecer pessoas novas. Leonardo Oriole, que já trabalhou com moto-taxi e sempre teve o hábito de oferecer caronas, conheceu o Ponga pelo Facebook e achou a ideia interessante. “Acredito que dessa forma é possível fazer novas amizades e ganhar um dinheiro também. Entrei em contato com os criadores por e-mail, conheci a sede e resolvi me cadastrar”, conta o motorista, que oferece as caronas em sua moto.

A comerciante Thaís Nogueira, que acabou de se mudar para Campinas, viu no app uma forma de conhecer um pouco mais da cidade. “Não possuo carro e não sei me localizar muito bem por aqui ainda, então o Ponga se tornou uma alternativa perfeita, pois acabo aprendendo um pouco com um motorista mais experiente”, conta. Já para o estudante André Rossaneis, em Campinas as pessoas ainda tem receio de pegar caronas com quem não conhecem. “Em São Paulo ninguém se importa de dividir um táxi com um desconhecido que está indo para a mesma região, por exemplo. Mas aqui na cidade já indiquei o aplicativo para amigos e eles dizem ter medo, não confiar.” Rossaneis acredita ainda que esta insegurança também reduz o número daqueles que oferecem carona. “Já procurei por carona quatro vezes pelo aplicativo, em diferentes regiões da cidade, e nunca havia motorista disponível”, afirma.

Thaís utiliza o Ponga para trazer praticidade ao seu cotidiano e conhecer melhor a cidade. (Crédito: Juliana Gimenes)

Entretanto, Paraense acredita que a carona é um fenômeno que sempre existiu e tem o porquê de ser mais comum entre os estudantes. “Isso acontece porque o fato de estar circunscrita em uma comunidade aumenta a sensação de segurança entre as pessoas que pedem e ofertam a carona”. Além disso, explica que há um mecanismo de segurança capaz de conectar pessoas desconhecidas para compartilharem a carona, por meio de referência, como os amigos em comum do Facebook, além de notas da comunidade para um determinado passageiro ou motorista.

Por enquanto o Ponga abrange apenas Campinas e região, mas Paraense espera que ele se expanda para outras cidades do Brasil em breve, acreditando nos benefícios sociais da iniciativa. “Nesta economia colaborativa todos ganham: motoristas dividem os custos de seus veículos particulares, passageiros conseguem um transporte mais rápido e seguro do que as alternativas públicas (ônibus e trem) e mais baratas do que táxi, e a cidade ganha com menos carros na rua, o que significa menos trânsito, menos poluição sonora e atmosférica e menos acidentes.”

Editado por Michele Guelere

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s