Abertura econômica de Cuba é tema em palestra

Por Stephanie dos Santos

O diretor da Faculdade de Turismo da Universidad Matanza Camilo Cienfuego, Roberto Frías Jimenez, ministrou na noite desta quinta-feira (13), uma palestra na PUC Campinas sobre Cuba e seus processos para entrada e saída do país. O evento faz parte do projeto Palavra Livre, da Caci. Na abertura foi exibido o documentário sueco “Surplus”, de 2003, dirigido pelo italiano Erik Gandin, que faz uma crítica ao consumismo imposto diariamente pelo sistema capitalista, e tem Cuba como pano de fundo.

Foto de Stephanie dos Santos
O professor esclareceu dúvidas sobre a abertura econômica em Cuba

O acadêmico respondeu perguntas sobre a abertura econômica do país nos últimos anos. Ele caracterizou a saída de Fidel Castro do poder e a ascensão de seu irmão Raúl, como um período de mudanças complexas dentro do país, que passam pela descentralização do poder, pela introdução de produtos para consumo no mercado e o aumento das microempresas. Segundo Jimenez, os setores de educação, saúde, pesquisa e outros que estão sob o poder do governo, mesmo diante de toda abertura, não serão privatizados.

Questionado sobre as viagens para Cuba, o professor explicou que o controle migratório é muito incisivo, e só acontece mediante a apresentação de uma “carta-convite”. Ela funciona como uma espécie de autorização que justifica a saída do cidadão cubano seja para visitar familiares, para participar de algum evento, por intercâmbios, entre outros. Ele relata que, enquanto diretor da faculdade, assinou mais de 100 cartas de autorização para estudantes que saem do país nos meses de junho e julho.

Jimenez relatou que os EUA são o destino mais visado pelos emigrantes cubanos, mesmo que o governo norte-americano tenha certa restrição em conceder vistos a cidadãos cubanos, que acabam buscando meios ilegais de entrada no país, evidenciando um sério problema político.

No próximo dia 22, o professor participará do Marketing Experience, ministrando a palestra “A relação serviço-lucro”. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica em Campinas, das 08h30 ás 12h30, é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site http://yuntas.com.br/marketing/inscricao.php.

Editado por Natália Beraldi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s