Henrique Bighetti
Começa nesta terça-feira (22) em Campinas a segunda edição do SEDA, Semana do Audiovisual. O evento é gratuito e acontece em mais de 50 cidades pelo país entre maio e junho desse ano. Fruto de uma parceria entre o Circuito Fora do Eixo e o Ajuntaê, esse movimento cultural reúne atividades que vão desde oficinas à festas que misturam as outras linguagens artísticas com a sétima arte. Através de exibições de filmes e mesas de debates, o objetivo é incentivar uma nova plataforma de produções independentes, integrar e fortalecer o circuito de forma colaborativa e multimídia e propiciar uma maior circulação das obras.
A abertura está marcada para hoje as 19h30 no MIS ( Museu de Imagem e Som). No primeiro dia de programação será exibido o documentário “Daquele Instante em Diante”, do diretor Rogério Velloso. O vídeo conta a história do músico Itamar Assunção, cuja trajetória foi marcada pelo rompimento com as grandes gravadoras. E no sábado (26), o encerramento fica por conta da Oficina de Introdução ao Audiovisual com a exibição dos vídeos produzidos nas oficinas, seguido de um debate com os convidados e os participantes do projeto.
Nos cinco dias do evento serão exibidas dez produções independentes. As obras são de diferentes estilos e formatos visuais e vão desde filmes de qualquer duração até vídeos que apresentem formas de expressão artística dessa linguagem. A programa vai até o dia 26 de maio e a entrada é gratuita. No áudio abaixo, estão alguns trechos da entrevista com Juliana Aguilera Lobo, gestora de comunicação do Ajuntaê.
Editado por Monique Ribeiro