Exposição de brasileiros nas redes sociais e seus impactos

Priscila Souza

As redes sociais fazem parte do cotidiano dos brasileiros, é o que informa um estudo realizado pela comScore, que indica que 90% dos internautas já utilizam as redes sociais no Brasil. Para o professor de Jornalismo da PUC-Campinas Artur Araujo, a rede social serve como um cartão de visita, porém as vantagens e desvantagens dessa exposição podem interferir no lado pessoal ou mesmo profissional, “uma época em que a privacidade diminui radicalmente” afirma.

Lissandra Sousa adepta das redes sociais diz usar a rede para fazer denúncias ou demonstrar sua indignação, opinião, sobre assuntos que discorda. Porém, a jovem afirma selecionar os amigos adicionados. “Só mantenho amigos e pessoas conhecidas nas redes sociais, pessoas chatas e invejosas eu excluo” afirma.

Tathiana Lemos, interação nas redes sociais
Mesmo partindo de uma seleção criteriosa, as informações expostas, podem ser captadas de várias formas, seja por hackers ou outros meios de acesso. Centenas, milhares de pessoas têm acesso instantâneo a uma postagem. Por isso, a importância e critério de seleção no conteúdo divulgado são fundamentais. “Depois que jogou nunca mais você vai controlar plenamente a distribuição do conteúdo”, afirma Araujo.

Para Artur a forma de usar bem a ferramenta é expor as informações pensando sempre no seu cartão de visita “A rede deve ser pensada para expor o melhor de você”, assegura Artur. Pensar na privacidade e nas possíveis conseqüências do conteúdo postado, são meios eficazes para usar a rede social para beneficio próprio, não se tornando assim, uma ferramenta que possa prejudicar nos momentos presentes ou até futuros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s