Priscila Souza
As redes sociais fazem parte do cotidiano dos brasileiros, é o que informa um estudo realizado pela comScore, que indica que 90% dos internautas já utilizam as redes sociais no Brasil. Para o professor de Jornalismo da PUC-Campinas Artur Araujo, a rede social serve como um cartão de visita, porém as vantagens e desvantagens dessa exposição podem interferir no lado pessoal ou mesmo profissional, “uma época em que a privacidade diminui radicalmente” afirma.
Lissandra Sousa adepta das redes sociais diz usar a rede para fazer denúncias ou demonstrar sua indignação, opinião, sobre assuntos que discorda. Porém, a jovem afirma selecionar os amigos adicionados. “Só mantenho amigos e pessoas conhecidas nas redes sociais, pessoas chatas e invejosas eu excluo” afirma.
Para Artur a forma de usar bem a ferramenta é expor as informações pensando sempre no seu cartão de visita “A rede deve ser pensada para expor o melhor de você”, assegura Artur. Pensar na privacidade e nas possíveis conseqüências do conteúdo postado, são meios eficazes para usar a rede social para beneficio próprio, não se tornando assim, uma ferramenta que possa prejudicar nos momentos presentes ou até futuros.