Câncer é a segunda doença que mais mata em todo mundo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, (OMS) o câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo, ficando atrás somente dos transtornos cardiovasculares. Estima-se que em 2030 o número de pessoas com a enfermidade deve chegar a 75 milhões, e a taxa anual de mortalidade atinja a casa dos 13 milhões. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou que no ano passado ocorreram 489.270 casos da doença no país, dos quais 236. 240 foram para o sexo masculino e 253.030 para o sexo feminino. Em 2013 mais de 1 milhão de novos casos devem ser registrados.

As estimativas do Inca para esse ano mostram que os tumores mais presentes nas mulheres serão câncer de mama (52 mil novos casos), colo do útero (17 mil), colón e reto (16 mil), pulmão (10 mil) e estômago (7 mil). Nos homens, os tipos de cânceres mais incidentes serão próstata (60 mil novos casos) pulmão (17 mil), cólon e reto (14mil), estômago (12 mil) e cavidade oral (4 mil). A incidência de câncer é maior nas regiões Sul e Sudeste. Isso se explica pelas melhores condições socioeconômicas da população, que levam à maior expectativa de vida, vale lembra que a doença esta associada à longevidade. As regiões norte e nordeste apresentam as menores taxas, e a incidência na região Centro Oeste apresenta um padrão intermediário.

Graças aos avanços da medicina muitas pessoas vêm ganhando a luta contra o câncer. De acordo com o Inca, hoje mais de 50% dos tipos da doença já podem ser curados, desde que tratados em estágios inicias. A prevenção da doença é possível através de algumas precauções como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, manter o peso ideal, uma alimentação saudável além de praticar atividades físicas e evitar exposição ao sol em excesso. E para homens e mulheres com mais de 40 anos é recomendável realizar exames periodicamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s