Gordura animal prepara quadros do artista plástico Hélio Schonmann

O artista Hélio Schonmann no Auditório da PUC-Campinas/ Crédito: Daniela Castro
O artista Hélio Schonmann no Auditório da PUC-Campinas/ Crédito: Daniela Castro

Por Daniela Castro

Colas feitas com cartilagem e osso de animais são à base da preparação das obras do artista plástico e professor Hélio Schonmann, que esteve no Auditório Dom Gilberto na última quinta-feira (21), para uma palestra sobre sua mostra “Avessos”, com os alunos da Faculdade de Artes Visuais e outros artistas.

Schonmann repassou a sua trajetória, falou das fases do seu processo de criação e a utilização da arte como forma de comunicação.

“Há quatro vertentes: intuição, emoção, sensação e intelecto. A arte é uma alquimia entre essas variáveis, temos que unificar, elaborar e transformar em comunicação, em linguagem” explica.

Uma das obras da exposição que fica  até o dia 29 deste mês na Galeria de Arte, do Prédio H7
Uma das obras da exposição que fica até o dia 29 deste mês na Galeria de Arte, do Prédio H7/ Crédito: Daniela Castro

Entre os presentes estava o pintor e desenhista Fábio de Bittencourt, de 45 anos, pupilo do artista. “A exposição Avessos é uma bela parte do trabalho de Hélio. Ele foi meu primeiro professor de desenho e modelagem. Foi com ele que me apaixonei pela tinta acrílica. A forma como utiliza a figura humana e a sobreposição de imagens em seu trabalho, serve-me de inspiração até hoje”, afirma o artista e ex-aluno.

Ouça um trecho da palestra, na qual o artista explica parte do processo de produção das suas obras e sobre a utilização das colas animais:

Editado por Caio Coletti

Deixe um comentário