Exposição sobre a vida de Anne Frank traz exercício de reflexão ao público

Réplica do Diário utilizado por Anne Frank para relatar o cotidiano de sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Foto: Michele Guelere

Por Michele Guelere

O Senac Campinas receberá até dia 18 de setembro na biblioteca da unidade a exposição itinerante Aprendendo com Anne Frank – Histórias que Ensinam Valores”. A mostra conta com três painéis sobre a vida de Anne e das pessoas que a acompanharam antes e durante a Segunda Guerra Mundial.

Annelies Marie Frank nasceu na Alemanha em 1929, e aos 15 anos foi uma das vítimas do holocausto. Ficou mundialmente conhecida após publicação de seu diário em 1947, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus.

Segundo a bibliotecária e organizadora da exposição Tarciana Migotto, um dos objetivos da exposição é integrá-la a um projeto já existente na unidade. “A Senac resolveu trazer a exposição para as unidades porque a gente tem um projeto chamado Cultura de Paz que está sendo desenvolvido desde 2009, e quando surgiu a oportunidade da parceria com o Instituto Plataforma Brasil para falar um pouco de Anne Frank e também sobre as pessoas escondidas na guerra, não podendo se manifestar, trouxemos para trabalhar um pouco desse projeto e realizar o questionamento: Será que hoje está muito diferente?”.

Aprendendo com Anne Frank – histórias que ensinam valores” é uma exposição que traz para o visitante um exercício de reflexão sobre os acontecimentos do Holocausto e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica.

Para a estudante Adriana Silva, a exposição foi de grande sensibilidade. “Eu li o diário há alguns anos e lembro que fiquei bastante emocionada com os relatos da Anne. Quando fiquei sabendo que a exposição viria para o Senac Campinas fiquei bem contente de poder vir apreciar.”

Além da réplica do diário, a mostra conta ainda com vídeos e documentos históricos, que auxiliam na compreensão destes acontecimentos e o impacto dos mesmos na atualidade. O público poderá desfrutar também de uma aula digital baseada na vida da adolescente.

Além do Senac Campinas, outras duas unidades recebem a exposição em agosto: o Senac Lapa Tito, em São Paulo, e o Senac Ribeirão Preto.

 

Editado por Vanessa Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s