Aplicativo ajuda a triplicar o número de denúncias eleitorais

Por Rodrigo Sales

pardal

Com as eleições chegando em alguns dias, o número de denúncias eleitorais recebidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio do aplicativo Pardal chegou a mais de 32 mil em todo o país, segundo o mesmo. Em comparação, pouco mais de 5 mil denúncias foram feitas nas eleições de 2012 e em torno de 10 mil em 2014. Do total, mais da metade (51,93%) dos registros foram de propagandas eleitorais, mas também há casos de compras de votos, uso da máquina administrativa ou gastos acima do legal.

O aplicativo que vem ajudando a Justiça Eleitoral Brasileira se chama Pardal – Denúncias Eleitorais. Com mais de 100 mil downloads, ele é muito simples. Basta baixar no sistema Android ou no IOS, escolher o seu Estado e a Cidade e fazer a denúncia. Nele é possível mandar foto, vídeo, áudio ou escrever a irregularidade contra uma pessoa ou partido.

O presidente da OAB de Campinas, Daniel Blinkstein, destaca a importância dos aplicativos para ajudar nesse trabalho:

“Eu acredito que os aplicativos podem ajudar sim na fiscalização, especialmente ao fazerem denúncias que as autoridades eventualmente não consigam identificar a tempo”.

Nos comentários dos aplicativos, muitas pessoas agradecem por não terem que se identificar para fazer uma denúncia, o que gera mais segurança para elas. Daniel diz que apesar de ser positivo, há ressalvas sobre a não identificação:

“Isso realmente pode ser um problema. Nós sempre voltamos à situação das denúncias anônimas, que muitas vezes não são produtivas”.

Por conta disso, todo material recebido é enviado ao Ministério Público Eleitoral, onde são analisadas as informações, investigadas e direcionadas para a sua localidade.

Fraudes Eleitorais

Uma pesquisa feita pelo TSE sobre as últimas eleições, em 2014, mostram a relação entre o grande número de denúncias e os problemas enfrentados pelos eleitores de todo o Brasil. Os números mostram um panorama das fraudes eleitorais e como o brasileiro está confiando menos no sistema eleitoral.

fraudes-eleitor_16579661_52f8cdb07bb57f14d06d4428841639c74f0d42fd
(Créditos: Rodrigo Sales)

Editado por Pedro Alves

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s