Por Rodrigo Sales
Com as eleições chegando em alguns dias, o número de denúncias eleitorais recebidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio do aplicativo Pardal chegou a mais de 32 mil em todo o país, segundo o mesmo. Em comparação, pouco mais de 5 mil denúncias foram feitas nas eleições de 2012 e em torno de 10 mil em 2014. Do total, mais da metade (51,93%) dos registros foram de propagandas eleitorais, mas também há casos de compras de votos, uso da máquina administrativa ou gastos acima do legal.
O aplicativo que vem ajudando a Justiça Eleitoral Brasileira se chama Pardal – Denúncias Eleitorais. Com mais de 100 mil downloads, ele é muito simples. Basta baixar no sistema Android ou no IOS, escolher o seu Estado e a Cidade e fazer a denúncia. Nele é possível mandar foto, vídeo, áudio ou escrever a irregularidade contra uma pessoa ou partido.
O presidente da OAB de Campinas, Daniel Blinkstein, destaca a importância dos aplicativos para ajudar nesse trabalho:
“Eu acredito que os aplicativos podem ajudar sim na fiscalização, especialmente ao fazerem denúncias que as autoridades eventualmente não consigam identificar a tempo”.
Nos comentários dos aplicativos, muitas pessoas agradecem por não terem que se identificar para fazer uma denúncia, o que gera mais segurança para elas. Daniel diz que apesar de ser positivo, há ressalvas sobre a não identificação:
“Isso realmente pode ser um problema. Nós sempre voltamos à situação das denúncias anônimas, que muitas vezes não são produtivas”.
Por conta disso, todo material recebido é enviado ao Ministério Público Eleitoral, onde são analisadas as informações, investigadas e direcionadas para a sua localidade.
Fraudes Eleitorais
Uma pesquisa feita pelo TSE sobre as últimas eleições, em 2014, mostram a relação entre o grande número de denúncias e os problemas enfrentados pelos eleitores de todo o Brasil. Os números mostram um panorama das fraudes eleitorais e como o brasileiro está confiando menos no sistema eleitoral.

Editado por Pedro Alves