Por Marilisy Mendonça
O CittaMobi foi criado em agosto de 2015 com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que utilizam diariamente o transporte público. O aplicativo recentemente ganhou uma nova versão para deficientes auditivos e visuais e conta com aparelhos de GPS instalados nos ônibus. Ele também mostra os locais por onde os ônibus estão passando e a previsão de chegada dos próximos ônibus, calculada com base no nível de trânsito da cidade.
Para a estudante da Unicamp Lígia Bortolato Elias, o maior problema do aplicativo é a discrepância entre o horário em que o ônibus passará pelo ponto, e o momento real em que esse ônibus passa. Sem contar as vezes em que um ônibus “desaparece” logo após o aplicativo indicar que ele está próximo de chegar ao ponto. “É rotineiro o aplicativo estar com os horários desatualizados, já me atrasei para aula por confiar no aplicativo. Poderiam atualizar todas as linhas de ônibus para o horário ser mais confiável e acrescentar ônibus intermunicipais nas linhas que aparecem”, afirma a estudante de 17 anos.
Marcela Noronha, de 21 anos, considera o aplicativo como confiável, mas deixou de utilizá-lo porque os erros e atrasos do mesmo acabaram tornando-o inviável para sua rotina. “Eu usei o CittaMobi por 1 mês mais ou menos, o maior problema que passei foi a imprecisão dele com os horários, não correspondia com o ônibus. Tive alguns atrasos para compromissos, mas nada muito sério porque não uso ônibus pra trabalhar”, relata Marcela.
Comparando opiniões
Edição por Vitor Santos