Projeto Planetário Celeste traz educação informal para crianças e adolescentes

Por Marilisy Mendonça

Juliana Gomes Nadu tem 35 anos e mora em São Paulo. Ela não é formada em astronomia, mas tem licenciatura em Ciências da Natureza e trabalha como freelancer no Planetário Celeste, um projeto de planetário itinerante em São Paulo. Trocando em miúdos, é um planetário móvel que atende as escolas do estado de São Paulo, tendo como público desde crianças do Jardim de Infância até adolescentes no Ensino Médio.

O trabalho que o Planetário Celeste desenvolve atua com equipes divididas em estados por todo o Brasil. A equipe de Juliana vem se destacando pois todos os integrantes são formados pela USP (Universidade Estadual de São Paulo), o que segundo ela possibilita trazer um trabalho diferente: “Acredito que isso seja por conta da nossa formação e da nossa experiência com esse tipo de atividade. Nós tivemos experiência em trabalhar em um parque de ciência e tecnologia da USP que nos dava a liberdade e autonomia para apresentarmos de maneira particular usando os nossos próprios conhecimentos sobre os determinados assuntos.”

Aviary Photo_131053138990415914
Juliana Nadu Gomes, no Planetário Celeste (Foto: Arquivo Pessoal/ Juliana Gomes)

O Projeto de educação informal desenvolvido pelo planetário e pelo grupo de profissionais que trabalha com Juliana tem uma função importante para o público estudantil, já que as pessoas possuem pouca noção e informação sobre a astronomia e tudo o que ela pode nos proporcionar : “Quando participamos de atividades que envolvem a ciência podemos experimentar fora dos livros aquilo que nos parece tão longe. O intuito do projeto não é ensinar, pois muitas das informações apresentadas podem não ter um pré conhecimento por parte dos alunos, o grande intuito é suscitar a curiosidade, o desejo de saber mais, porque aí vai acontecer o aprofundamento dos temas e os alunos terão uma outra visão da ciência”.

Você Sabia?

Aviary Photo_131052257787317419

Para conhecer mais sobre  o trabalho do Planetário Professor Aristóteles Orsini clique aqui e assista a esse vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=nmNxjx_a0pw

Editado por Stephanie Franco

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s