Unicamp e Google apresentam parceria para serviço tecnológico

Por Mateus Souza

Na manhã desta sexta-feira, 8, foi realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o evento de apresentação da nova tecnologia adotada pela universidade, em parceria com a empresa norte-americana de serviços online e software, Google, o Google Classroom, que faz parte do Google Apps for Education.

O serviço tecnológico já está disponível à toda comunidade universitária da Unicamp, que terá recursos como Gmail, Google Drive, YouTube, Agenda, entre outros, disponíveis de forma ilimitada, sem anúncios publicitários e sem risco de ficarem fora do ar por motivo de manutenção.

Na abertura do evento, o Prof. Dr. José Armando Valente, coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais da Unicamp (GGTE) e o Prof. Dr. José Raimundo de Oliveira, coordenador de Tecnologia de Informação e Comunicação, falaram em nome da universidade sobre a recente parceria.

O Prof. José Armando Valente salientou que o GGTE sempre trabalha para implantar tecnologias que contribuam para a comunidade universitária. “O Google Classroom é a mais nova plataforma que a Unicamp vai utilizar para aprimoramento do ensino e da comunicação entre aluno e professor”, disse.

Já o Prof. José Raimundo de Oliveira disse que a ideia inicial era dispor o recurso do serviço apenas à alunos e professores, mas ficou decidido que os funcionários em geral também terão acesso ao conjunto de aplicativos da Google. “Quem tem cadastro na rede universitária da Unicamp, assim que faz o login, encontrará um link para ser encaminhado ao serviço da Google”.

IMG_20160408_092654238
Prof. José Raimundo de Oliveira (à esquerda da bancada) e Prof. José Armando Valente (Foto: Mateus Souza)

Dois funcionários da Google fizeram palestras para que toda a comunidade presente pudesse entender, questionar e esclarecer as dúvidas a respeito das novas ferramentas disponíveis.

IMG_20160408_100625424
Rodrigo Pimentel, primeiro palestrante do evento (Foto: Mateus Souza)

Rodrigo Pimentel é responsável pela área de educação do Google na América Latina. O palestrante abordou aspectos importantes do cenário da educação brasileira dentro das salas de aula que, em sua visão, na grande maioria, não acompanharam as grandes mudanças – em aspectos gerais – que o mundo teve e continuam a mesma coisa de 50 anos atrás, com professores, carteiras, lousas e alunos pouco interessados.

Pimentel destaca “As instituições que aderem o Google Classroom garantem tecnologia aberta e gratuita para tornar o aprendizado mais divertido e responsável”.

Neste trecho da palestra, Rodrigo Pimentel comenta sobre a importância de o professor ter mais interação com o aluno dentro da sala de aula e não apenas expor conteúdos:

(Vídeo: Mateus Souza)

IMG_20160408_094123
Augusto Portugal, segundo palestrante do evento (Foto: Mateus Souza)

Augusto Portugal é especialista em adoção e implantação de Google Apps. Ele destaca que a Google chegou com os Apps no Brasil há pouco tempo, e por isso, a empresa se tornou pioneira e inovadora ao implementar o serviço aqui no país.

Com a nova parceria, a Unicamp é a pioneira na adoção do serviço, quando se fala em universidades públicas e pelo fato de disponibilizar o recurso à todas as suas faculdades.

No link abaixo, você confere a entrevista com Augusto Portugal, que comentou sobre a relação dos diferentes perfis de instituições de ensino com o serviço de tecnologia da Google:

Saiba mais sobre o Google for Education.

Editado por Rodrigo Ferrari

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s