Times do interior começam temporada 2016

Por: Felipe Torezim

galo 2
Paulista de Jundiaí já se reapresentou para a temporada 2016. Crédito: Felipe Torezim Silva

Enquanto as equipes que disputaram campeonatos nacionais estão saindo de férias, saturados de jogos, as equipes do interior já se reapresentaram visando a temporada de 2016. Esse é um dos principais motivos de algumas “zebras” aparecerem no início dos estaduais, já que a condição física dos times do interior estão melhores.

O fisiologista e preparador físico Ivan Piçarro afirmou que as vantagens existem mesmo. Ele ainda disse que: “No começo, um time que não se preparou adequadamente, sofrem um pouco na parte física e é aí que perdem os jogos”.

Mas não basta uma boa preparação física para esses jogos serem ganhos. Ivan nos contou, também que: “É muito difícil apontar uma vantagem absoluta, pois os times grandes tem muita qualidade técnica e com o cuidado que alguns atletas tem nas férias, o jogo pode ser resolvido por eles mesmo em pouco tempo de tempo”

Justamente uma melhor pré-temporada que os clubes cobram da CBF. Algo justo, já que no Brasil, os times que disputam os principais campeonatos jogam em torno de 65 partidas anuais, duas vezes por semana.

“O calendário é apertado no mundo todo e os jogadores usam mais os primeiros campeonatos para se preparar e isso não é adequado”

Para isso, o melhor é apostar, quando possível, em um elenco grande para os primeiros campeonatos, segundo ele.

Com um calendário menor, que deixa a equipe em meses de inatividade, essa volta antecipada é permitida e necessária, principalmente pela parte física, muito cobrada e essencial no futebol atual. Mas deve ter alguns cuidados nessa volta, ainda mais quando o período de inatividade do atleta é muito longo.

“Na reapresentação deve ser feita uma avaliação clínica e funcional, que envolve a parte cardíaca e ortopédica, além da capacidade aeróbia e anaeróbia.”

Ele diz que só a partir daí é que se deve ir para campo e treinar com bola: “Deve-se tomar cuidado para não exagerar nessa carga de trabalho, principalmente porque cada atleta se apresenta com uma forma física”

galo 1
Elenco do Paulista se preparando fisicamente. Crédito: Felipe Torezim Silva

Editado por: Alex Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s