Avanços tecnológicos prolongam a vida dos animais

Maria Clara Lourençon e Débora Lopes

Especialização de veterinários e adaptações de técnicas e tratamentos aos biotipos de quatro patas aumentou a média de vida de animais domésticos de nove para 18 anos segundo a pesquisa realizada pelo site ‘vida pet news’. De videocirurgia à quimioterapia, cada vez mais a medicina dos humanos tem sido adaptada à veterinária, ajudando em tratamentos de animais doentes e prolongando a vida dos bichinhos de estimação.

Uma das inovações tecnológicas que está tomando conta do mercado são as vídeos cirurgias. Segundo o Portal Educação, a vídeo-cirurgia apresenta vantagens como acesso através de pequenas incisões, menor trauma aos tecidos, menor desconforto e dor no pós-operatório além do menor tempo de hospitalização do paciente e com melhores resultados estéticos.

Usar esse
Crédito: Maria Clara Lourençon

A Medicina Veterinária de pequenos animais, nos últimos anos, vem sofrendo uma grande revolução no que diz respeito a diagnóstico e tratamento. Hoje o médico veterinário possui uma infinidade de recursos através de laboratórios especializados, tais como RX, endoscopia, ultra-som, uma gama enorme de exames laboratoriais.

Outra inovação apontada pela estudante de medicina veterinária, Jaíne dos Santos é o tratamento de quimioterapia. “O médico usa o método eletroqumio, onde os impulsos elétricos no lugar onde foi aplicado o medicamento quimioterápico ajudam a célula cancerosa a abrir e o medicamento ‘entra’ nelas, fazendo efeito mais rápido” completa dizendo que este processo reduz o efeito colateral da quimioterapia comum que mata muitas células boas.

Jaíne
A aluna Jaíne Cristiane durante aula na USP de Pirassununga. Foto: Arquivo pessoal

Segundo o especialista em Tecnologia da Informação, Guilherme Vicentim várias empresas, como por exemplo, a Microsoft está se empenhando em desenvolver tecnologias para que o aprendizado medicinal seja rápido e dinâmico em um plano tridimensional. “Podemos citar a tecnologia ‘Microsoft HoloLens que produz hologramas de alta definição. Os hologramas vão aprimorar a maneira que você vê as coisas que faz com que tudo se torne mais simples e ágil, podendo também ser aplicado em outras áreas da medicina como a veterinária.

Com o avanço tecnológico uma sala atual que possuem médicos, assistentes, entre outros irá se limitar apenas a um controlador de uma máquina, mas a mão de obra humana nunca será descartada. Alinhando tecnologia e conhecimento, a sociedade caminha para que os resultados positivos em cirurgias e diagnósticos sejam elevados a um número considerável e consistente de sucesso.

Editado por: Alex Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s