Campinas mantém distribuição de sacolas plásticas em supermercados

sacolas-plasticas-hg-2-20120124
Sacolas não biodegradáveis são distribuídas gratuitamente nos estabelecimentos / (Foto: Divulgação)

Por Bárbara Pianca

Uma nova lei que proíbe a distribuição gratuita das sacolas plásticas entrou em vigor esta semana na cidade de São Paulo. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), a lei, que havia sido revogada anteriormente, visa a preservação do meio ambiente, evitando o lixo nocivo gerado pelo acúmulo de plástico em lixões e aterros sanitários da cidade.

Campinas, com mais de um milhão de habitantes, não prevê alterações na distribuição de sacolas plásticas nos estabelecimentos da cidade. Segundo a prefeitura, são feitas campanhas de conscientização a respeito do descarte do lixo, mas nada em especial sobre as sacolas. “Não possuímos nenhuma campanha específica para o descarte das sacolas de plástico. O que temos, são campanhas para a reciclagem e separação do lixo”, explica Regis Estevez Sanseverino, responsável pela comunicação da prefeitura da cidade.

Informações: Ministério do Meio Ambiente (Arte: Bárbara Pianca)
Informações: Ministério do Meio Ambiente (Arte: Bárbara Pianca)

A quantidade de sacolas utilizadas em todo o mundo é um número grande e pouco compreendido por inúmeras pessoas. Segundo pesquisas, o consumo de sacolas, no mundo, gira em torno dos 500 bilhões a 1,5 trilhão, em um ano. A dona de casa, Márcia Dias, 52, diz ficar impressionada com os números citados “É um número muito grande. A gente não tem consciência do que esses trilhões podem causar…”. E Márcia não é a única que não sabe quais as consequências do descarte incorreto das sacolas plástica geram no meio ambiente. Roberta Pontes, vizinha de Márcia Dias e também dona de casa, assume utilizar sempre as sacolinhas disponibilizadas nos supermercados. “Quando faço compras, sempre pego a mais para trazer para minha casa. Costumo usar como sacos de lixo. São muito mais práticas, além de serem de graça”.

A distribuição gratuita é o que, segundo a organização sustentável, de Campinas, ‘Faça Verde’, age como maior empecilho na diminuição das sacolas plásticas no país e no mundo. “As pessoas não querem pagar. Se as cidades brasileiras trabalharem somente com a ideia de compra das sacolas, os cidadãos vão reclamar, não vão procurar soluções mais práticas, como o uso das sacolas reutilizáveis, por exemplo”.

Moradores dizem que as sacolas plásticas são muito necessárias no dia a dia, pois servem como sacos de lixo / (Foto: divulgação)
Moradores dizem que as sacolas plásticas são muito necessárias no dia a dia, pois servem como sacos de lixo / (Foto: Divulgação)

Dirce Begiato, de 80 anos, conta que não vê problema em usar as sacolas reutilizáveis e acredita ser uma ótima solução para o problema ambiental. “Ao invés de voltar para casa com mais de dez sacolas, eu levo duas ou três de tamanho grande e cabe tudo. É muito mais prático e a verdade é que as sacolinhas brancas não fazem tanta falta assim”, afirma.

Para a auxiliar de limpeza, Marlene Santos, de 55 anos, as sacolas plásticas fazem bastante falta para o descarte do lixo de casa. “Já que tinha as sacolinhas em casa, não precisava comprar os sacos de lixo normal. Se a gente precisa diminuir a quantidade de lixo, os supermercados deveriam voltar a ter sacos de papel”, complementa Marlene.

Dizer que os sacos de papel poluem menos o meio ambiente é uma ideia obsoleta, uma vez que para a produção do papel tem-se como matéria prima, a celulose encontrada em árvores e, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o processo de reciclagem consome bens naturais não reutilizáveis: “O papel é altamente reciclável, mas o processo de reciclagem consome mais alguns milhares de litros de água e outros produtos químicos, o que poderia ser ainda pior para o meio ambiente e a vida no planeta”.

Editado por Marília Alberti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s