Campanha para prevenção do câncer comove público

Por Paula Rodrigues

Em algumas salas de cinema, antes de começar o filme “Velozes e Furiosos 7”, foi exibido um vídeo de 30 segundos trazendo um crítico de cinema fictício, que começa a contar detalhes do filme. No momento em que ele vai contar o final do filme, a cena corta e aparece a mensagem “É muito ruim quando estragam a surpresa, não é? A não ser quando a surpresa é o câncer. Com diagnóstico precoce, o sucesso no tratamento pode chegar a 90%. O final feliz desta história depende de você. Previna-se.”

Capturar2
Cena do vídeo em que o crítico de cinema fictício comenta o filme

 

A mensagem comoveu a plateia. Fátima Gesuelli, aposentada, conta que foi muito inesperado “achei que veria apenas trailers de outros filmes. Esse vídeo pegou todo mundo de surpresa, fiquei pensando nele depois”.

Luis Carlos Alves, professor, diz que a campanha foi bastante comovente e repentina, ele conta “você não espera ninguém tocar num assunto delicado quando vai ao cinema, é um momento de lazer. Acho que por isso todo mundo ficou pensativo, câncer é sério e é importante falar dele”.

A campanha “Um Passo À Frente”, promovida pela A.C.Camargo Center, instituto de prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, tem a proposta de ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Ademir Lopes, cirurgião oncológico, afirma que com diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento podem chegar a 90%.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados para 2015, 576 mil novos casos de câncer no Brasil. Lopes diz que 9 em cada 10 casos estão ligados à interação do ser humano com o meio ambiente, seja por comportamentos nem sempre saudáveis ou pela exposição a fatores e agentes de diferentes origens.

José Amatuzzi, Gerente de Negócios do A.C.Camargo, diz “Queremos com essa ação desmistificar o câncer e promover a conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença”.

A campanha aconteceu entre os dias 2 e 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, antes de sessões do filme “Velozes e Furiosos 7”, em alguns cinemas do estado de São Paulo. Os resultados dessa campanha podem ser vistos na internet com a hashtag #umpassoafrente.

O vídeo pode ser conferido abaixo:

 

Editado por Marília Alberti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s