Epidemia de dengue quase dobra em menos de um mês em Limeira

Por Gabriela Troian e Letícia Oliver

A cidade de Limeira está em epidemia de dengue há pouco mais de um mês. Os números crescem diariamente no município e o último balanço divulgado hoje (19) pela Prefeitura Municipal aponta um total de 5.182 confirmações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, além de quase 15 mil notificações que aguardam resultado a ser divulgado pelo Instituto Adolf Lutz, responsável por diagnosticar os números positivos no Estado de São Paulo. No início do mês de março, 2.618 pessoas contraíram dengue, quase a metade dos casos confirmados hoje.

Não são só as confirmações que assustam os limeirenses. Até o momento, duas mulheres – uma de 40 e outra de 62 anos – morreram em função da doença. Outros oito óbitos seguem em investigação.

A situação mais crítica é a do Parque Nossa Senhora das Dores, com 415 confirmações da doença, seguido do Jardim Olga Veroni, com 224. Bairros como Jardim Morro Azul, Parque Abílio Pedro, Jardim Piratininga, Parque Hipólito e a região central da cidade contabilizaram mais de 100 casos registrados de dengue.

No dia 6 de fevereiro, depois de alcançar 902 casos confirmados, Limeira entrou em estado epidêmico. De acordo com o projetista elétrico, Rafael Rodrigues, que já contraiu a doença duas vezes, as ações dos órgãos públicos são ineficientes. “Não vejo muitas ações concretas no município. Recebi vários panfletos, mas só isso não basta”, afirma.

dengue em numeros limeira
A dengue em números na cidade de Limeira, de acordo com dados oficiais atualizados hoje (Arte: Letícia Oliver)

Iniciativas municipais

Depois dos hospitais municipais alcançarem a superlotação de atendimento, a Prefeitura inaugurou o Hospital de Campanha contra a Dengue, que realiza consultas, coletas de sangue, hidratação e área de repouso gratuitamente para a população, enquanto o estado de epidemia permanecer na cidade. O hospital fica localizado na Avenida Bortolan, s/n, no Parque Nossa Senhora das Dores.

O município também promoveu o Dia D Contra a Dengue no último dia 6 deste mês. Os servidores públicos se mobilizaram para visitar todas as casas de 44 bairros de Limeira, além de realizar nebulizações, remoção de entulhos e eliminação de criadouros também no Parque Nossa Senhora das Dores, bairro com maior índice de casos confirmados.

img_9816a
Servidor municipal realiza nebulização em casa (Divulgação/Prefeitura Municipal de Limeira)

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s