
Por Bruna de Oliveira
O Senac Campinas realizou na noite de ontem (11/09) o evento “Por Dentro da Moda” com o tema Moda e Mercado em Campinas. Entre os convidados participantes estavam Caline Migliato, jornalista especializada em moda em Madri; Jairo Nivaldo, criador e produtor da Villeneuve e Polo From England ;e a consultora de imagem Ana Vaz. Eles discutiram questões ligadas a compras online especificamente a loja Dafiti, imagem pessoal, modelagem e desenvolvimento de produto.
A mediadora do evento Justine Armani realizou durante a mesa redonda perguntas aos convidados participantes. Todos foram alunos do Senac anteriormente. E questões como a importância do e-commerce (comércio online) que é o canal de varejo que mais se desenvolve no Brasil, e experiências profissionais após a realização do curso no Senac foram debatidas.
Os convidados iniciaram contando suas experiências e dificuldades no mundo da moda. Caline Migliato, formada em jornalismo pela PUC-Campinas e atualmente coordenadora de conteúdo da empresa Dafiti, contou que o mercado de varejo online cresceu, pois é um mercado mais barato, e não há problema e nem custo na questão da troca, além da entrega ser rápida, como por exemplo no estado de São Paulo onde o prazo é de dois dias.
A jornalista explicou que a sua intenção é transformar a Dafiti em uma referência de moda e não de varejo. Ela conta que na redação para a realização das revistas online e impressa o foco é em vendas, mas sem “empurrar” o produto para as pessoas. “Nós gostamos de fazer matérias, para que as pessoas se interessem e elas decidam se querem ou não comprar. Por isso é proibido falar a palavra comprar nas publicações”, esclareceu Caline.
Na plateia, perguntaram de onde vem a inspiração da jornalista. Caline respondeu dizendo que a inspiração vem de muitas pesquisas, de saber de tudo que está em alta no Brasil e fora.“Os sites são minha bíblia, como: Huffington Post, Fashionistas e Ffw, depende daquilo que você quer. Os blogs de moda também são meus aliados”, diz a jornalista.
Ana Vaz, consultora de imagem e estilo explica qual é o seu trabalho, e o que realmente faz um consultor de imagem. “É como se fosse uma receita de bolo! Para ser simples e direta, eu vejo o que a cliente deseja, tudo que tem no guarda-roupa, monto looks, vamos as compras e fotografo tudo, e assim escolhemos as combinações, o que fica melhor”, disse a consultora. Ana respondeu uma questão da plateia: como é possível separar o gosto pessoal com o das clientes. Segundo ela, tem que ser muito profissional e treinar muito para poder separar o gosto pessoal do profissional.

Durante o evento não foi analisado apenas o mundo feminino, mas também a moda masculina. O convidado especial para falar do assunto foi o coordenador de desenvolvimento de produto da WJ Camisaria, Jairo Nivaldo, que entrou no ramo por acaso. “Eu queria conquistar minha sogra que era costureira, então comecei a costurar, conquistei a sogra e entrei no mundo da moda, estou até hoje. Atualmente faço a ‘engenharia da peça’, fazer o desenho virar realidade”, disse Jairo. Para o produtor faltam profissionais no mercado, já que é um trabalho bem difícil.
O evento foi destinado para estudantes, estilistas, professores do ramo e produtores de moda. O próximo encontro do “Por dentro da Moda” será realizado dia 25 de setembro, no Senac Campinas, ás 19h30, também gratuito.
Editado por Ana Luiza Sesti