Copa do Mundo promete impulsionar emprego temporário no País

Por Aquiles Farinha

O Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo em 2007. A dois dias da abertura do Mundial, os olhos estarão voltados para o País.  Turistas de todo o planeta estarão passando pelo Brasil, ao longo do maior evento esportivo do mundo. Outros  interessados no evento são as empresas patrocinadoras da Copa do Mundo.  A estimativa é que sejam gerados aproximadamente 700 mil empregos diretos e indiretos.

A Copa do Mundo será realizada no período de um mês. Muitas dessas novas vagas de emprego serão temporárias. Ou seja, as pessoas serão contratadas, porém já sabem que dificilmente permanecerá no emprego. De acordo com Rômulo Faria, coordenador de uma loja de esportes de Campinas, o estabelecimento abriu cinco vagas para empregos temporários. “Com a chegada da Copa, nossa loja foi obrigada a abrir vagas temporárias, devido ao grande número de camisas de seleções participantes do torneio. As camisas e os materiais esportivos são os mais procurados pelos torcedores”, afirma Rômulo.

Com a demanda em alta, a loja precisou abrir vagas de empregos temporários
Com a demanda em alta, a loja precisou abrir vagas de empregos temporários (Foto: Aquiles Farinha)

Não só a Copa do Mundo está rendendo frutos no mercado de trabalho. As datas comemorativas também aquecem outro setor. Com a proximidade do dia dos namorados, as empresas que cuidam de chocolates, roupas e flores querem lucrar com a época e estão contratando empregadores para o serviço temporário.

“Todo ano quando chega perto de datas comemorativas e férias, nós abrimos essas vagas. Por que como a demanda é grande, não temos a oferta à altura do consumidor. Então somos obrigados a criar as vagas para que possamos atender nossos clientes da melhor forma possível”, disse  Neuza Aparecida Lima, dona de uma loja de chocolates.

Quem se aproveitou dessa oportunidade foi Mariana Antunes, que recebeu por e-mail a oportunidade de trabalhar em uma loja de chocolates e promete agarrar a chance. “Recebi um e-mail onde dizia que a loja estava precisando de pessoas para trabalhar durante esse período de Copa do Mundo. Como eu estou de férias da escola, achei legal a oportunidade de adquirir conhecimento em uma área onde nunca imaginei trabalhar, sem contar que vou ajudar nas finanças lá em casa”, completa Marina.

Mariana vê de forma positiva essa oportunidade de trabalhar por um tempo determinado.
Mariana vê de forma positiva essa oportunidade de trabalhar por um tempo determinado (Foto: Aquiles Farinha)

Vale lembrar que emprego temporário é diferente de estágio ou freelance. No caso do emprego temporário existe uma assinatura de contrato de até três meses com direito a renovação por mais 45 dias. Em relação ao salário, ele é combinado juntamente com o empregado e o dono do estabelecimento seguindo o piso salarial da área. Os empregos são disponíveis a maiores de 18 anos e todos devem ter carteira assinada, cumprindo uma carga horária de 8 horas.

 

Editado por Lucas Bachião

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s