Restauro da Catedral é prorrogado até final do ano

Construída no estilo Barroco-Rococó, a restauração trará de volta esculturas ricas em detalhes
Construída no estilo Barroco-Rococó, a restauração trará de volta esculturas ricas em detalhes

Por Victor Donato

A segunda fase da restauração da Catedral Metropolitana de Campinas teve prazo de finalização alterado. A nova data para conclusão, adiciona mais três meses as obras. Inicialmente prevista para o dia 13 de agosto, a segunda fase será entregue, entre outubro e novembro deste ano. Segundo Ricardo Leite, arquiteto responsável.

Iniciado no ano 2000, o projeto de restauração da Catedral teve início a partir de pesquisa histórica para obtenção de dados da construção, reforma da parte hidráulica e elétrica, além da restauração do forro, viabilizada pela construção do piso técnico, construído a 21 metros de altura. Essa intervenção permitiu que a igreja continuasse suas atividades normalmente, enquanto o forro era recuperado.

Atualmente, na segunda fase, a atenção é voltada para as fachadas frontal e lateral da igreja. “Tudo será restaurado, do para-raios, cúpula, até a escadaria, passando pelos ornamentos”. Detalha Ricardo Leite. As intervenções estão orçadas em 7,1 milhões de reais, e até o momento, 2,5 milhões de reais já foram obtidos, valor suficiente para a conclusão da fase atual do projeto.

Inaugurada em dezembro de 1883, a Catedral é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do estado de São Paulo.

 

Editado por: Lara Huttembergue

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s