Documentário de alunos da PUC é exibido no MIS Campinas

467961_474499085963963_1460391601_o
Documentário retrata relação de homossexuais com a religião

Por Natasha Szejer

No Mês da Diversidade Sexual, o documentário O Mesmo Amor será exibido no MIS Campinas na próxima segunda-feira, 10 de junho. Dirigido e produzido pelos jornalistas Ligia Dumit, Luiza Judice, Mariane Galacini e Paulo do Valle. O documentário é um retrato da relação de homossexuais que encontraram em um ambiente religioso conforto e realização com a própria fé. Segundo Ligia “o homossexual que acredita em Deus, que tem uma família religiosa e cresceu dentro da igreja ouvindo que é pecado ser desse “jeito” enfrenta muito mais dificuldade para assumir-se, e o tema abordado no documentário alerta essas pessoas, mostrando que elas não são as únicas nessa situação, que há uma saída”.

O Mesmo Amor foi desenvolvido em 2012 como projeto final da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e teve como objeto central mostrar a Igreja Cristã Evangelho Para Todos, uma das primeiras igrejas cristãs do Brasil a pregar a Teologia Inclusiva, além de ser uma das únicas da cidade de Campinas. Após pesquisas, descobriram através do Facebook, a única igreja inclusiva de Campinas, a Igreja Para Todos. Mariane acrescenta que o grupo buscou personagens que pudessem falar sobre suas relações com a religião e a homossexualidade.

O documentário foi inicialmente lançado online, em março deste ano, mesmo mês em que o deputado-pastor Marco Feliciano assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Luiza conta que esse escândalo “ajudou na repercussão e viabilidade de circulação do nosso trabalho, que foi majoritariamente divulgado em sites, blogs e páginas de facebook com alguma ligação com temáticas religiosas ou da causa LGBT”.

Desde março, o grupo deu entrevistas para uma web-rádio do Rio de Janeiro, apareceu no site da revista O Grito. Fora do mundo virtual, os integrantes foram também convidados a participar do Curta Unesp, um programa de entrevistas da TV Unesp, em Bauru, com foco no cinema independente. “Temos a intenção de organizar em breve uma exibição na própria Igreja Para Todos, como forma de agradecimento a toda ajuda que eles nos deram” conta Ligia.

O documentário será exibido pelo Cineclube DOC 360º (MIS Campinas), na próxima segunda-feira, 10 de junho. A exibição terá início às 19h30, seguido de uma discussão com os idealizadores do projeto. Segundo Mariane, o MIS Campinas “conta com uma grande variedade de público, atingindo desde jovens à pessoas mais velhas, com mais experiência ou não acerca do assunto. Então, acredito que a melhor contribuição será poder difundir esse tema para o público que conhece e para quem não tem conhecimento, além de chegar à quem não pode ter acesso ao vídeo na internet”.

Luiza ressalta a importância da exibição do trabalho no MIS, diante do diálogo proporcionado pelo Cineclube DOC 360º que já exibiu outros documentários também produzidos como projeto final da Faculdade de Jornalismo.

IMG_20130606_211246_0(1)
As produtoras Luiza (à esquerda) e Mariane (à direita)

O MESMO AMOR (2012)
Data: 10 de junho, segunda-feira
Horário: 19h30
Local: Museu da Imagem e do som de Campinas – Palácio dos Azulejos, Rua Regente Feijó, 859 – Centro
Entrada: gratuita
Direção, roteiro e produção:Ligia Dumit, Luiza Judice, Mariane Galacini, Paulo do Valle
Edição, produção e trilha sonora: Firehouse Media
Participações: José Antônio Trasferetti, Joide Miranda, Indira Valença, Vagner Jacobowsky, Bruno Fornazari, Luciana Leopoldo, Bruna Leopoldo, Gyslayny Silva, Saulo Franco, Julio* (nome fictício)
O documentário foi produzido em parceria com a Firehouse Media.
Duração: 18’13”

Editado por Luiza Pimentel e Aline Santos 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s