Dia Nacional dos Surdos é comemorado hoje (26)

Por Danilo Pessôa

Deficiência auditiva ou surdez é a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças. Estima-se que no Brasil haja quase 6 milhões de habitantes com esse tipo de problema, sendo a maior parte delas na faixa entre 0 e 17 anos.

No Brasil, o dia 26 de setembro é sugerido como Dia Nacional dos Surdos por esta data lembrar a inauguração da primeira escola especializada para pessoas com esta deficiência no país. Com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES- INstituto Nacional de Educação de Surdo, iniciou suas atividades em 1957,  recebendo pessoas de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

Pensava-se antigamente que os deficientes auditivos possuíam também déficit de inteligência. Mas o grande problema era a pouca oportunidade que tinham de desenvolver a comunicação e serem incluídos na sociedade. Isso só começou a mudar com a propagação do ensino da língua de sinais. Só desta forma essa parcela da população pôde se desenvolver e ser integrada.

Danilo Pessôa
Prática de formação de Libras da PUC-Campinas é uma das mais procuradas da Universidade

A PUC-Campinas possui semestralmente uma Prática de Formação voltada ao aprendizado de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é obrigatória para todos os cursos de licenciatura e aberta para os universitários de outros cursos da instituição. Para Débora Silva, estudante do 3°semestre de Letras, a prática ajuda na sua formação como profissional. “É algo bastante interessante de se aprender. Em especial para nós, futuros professores”.

Apesar de importante, a estudante Jéssica Priscila de Souza, do curso de Ciências Sociais, ressalta que 5 semanas de curso é pouco para aprender totalmente essa linguagem. “É interessante para termos um primeiro contato com a cultura dos surdos. Porém, penso que seria necessário transformar essa prática em uma matéria da grade curricular, com duração de pelo menos 1 semestre, para que possamos aprender essa linguagem mais a fundo”, ressalta.

_
Editado por Michelle Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s