Projeto visa diminuir estatísticas de acidentes de trânsito em SP

Por Vitor Santos

Reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado de São Paulo até 2020. Essa é a proposta do Infosiga SP, projeto do governo estadual que faz uso de um banco de dados contendo estatísticas de acidentes em todo o estado. O banco de dados pode ser acessado livremente no site do projeto e é atualizado mensalmente com informações sobre perfil do acidente, da vítima e da frota.

2016 nas estradas paulistas

Um exemplo de estatística que o projeto visa diminuir é a dos acidentes de moto. Pesquisas recentes mostram que estes são os principais acidentes de trânsito do país, respondendo por metade das internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou três quartos das indenizações do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), por exemplo. Dados do Infosiga SP mostram também que, no mês de abril de 2016, 532 óbitos foram registrados no Estado de São Paulo, sendo 168 deles acidentes de moto.

2016 nas estradas paulistas

Sendo assim, não é estranho dizer que esse tipo de acidente faz com que os usuários de motocicletas fiquem mais cautelosos no dia-a-dia. O professor de informática Gustavo Eiichi Suzuki conta que já sofreu quatro acidentes, sendo que apenas um deles trouxe consequências mais graves. “A moto deu mais de 500 reais de prejuízo, mas eu machuquei os braços, tive cortes e queimaduras por raspar no asfalto quente, fiquei mais de um mês indo no posto de saúde trocando ataduras”, conta ele, que é morador de Amparo.

Suzuki também diz que após o ocorrido passou a ser mais cauteloso, ainda que um pequeno trauma tenha surgido. “Subi na moto de novo depois de um mês fora dela, mas minha necessidade falou mais alto do que o trauma. Por mim dirigiria só carro, se tivesse um. Agora só ando com uma blusa especial que comprei. Mesmo no maior calor ando coberto dos pés a cabeça”, garante Suzuki.

 

Editado por Leonardo Castro e Amanda Oliveira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s