Estudantes e trote solidário: 1º encontro de idosos e jovens de comunicação

Por Amanda Pattaro

Pela 1ª vez o Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) realiza o trote solidário com idosos. O asilo “Lar da Amizade – Ilce da Cunha Henry”, composto apenas por mulheres, ficou repleto de muita festa e música com a presença dos alunos dos cursos de comunicação na tarde desta quinta-feira (10). Cada faculdade dividiu entre os estudantes algumas tarefas que compunham um “sarau” com direito a recitação de poemas e confecção de origamis.

turma
Alunos do Centro de Linguagem e Comunicação no “Lar da Amizade”. Foto: Giulia Bucheroni

Para a professora e diretora adjunta do CLC, Cláudia de Cillo, “a ideia dessa tarde com os idosos teve como propósito fazer com que o aluno se doasse e sentisse a importância de fazer ações sociais como essa”. A parceria do centro com a instituição trouxe uma novidade para o “Lar da Amizade”, como afirma a coordenadora do lar Margareth Barbosa: “nós nunca tivemos visitas de jovens como essa, então foi muito interessante para elas [idosas do “Lar da Amizade”] conversarem com os estudantes e passarem essa tarde diferente”. O trote solidário traz o melhor para o aluno e fortalece o espírito de ajudar o próximo e “foi muito bom receber todos aqui! As idosas estavam na expectativa”, conta Margareth.

20150910_155217
Profa. Cláudia de Cillo, organizadora do evento e diretora adjunta do CLC. Foto: Amanda Pattaro
20150910_151916
Coordenadora do “Lar da Amizade – Ilce da Cunha Henry”, Margareth Barbosa. Foto: Amanda Pattaro

Elas tiveram direito até de desenhos do próprio rosto produzidos por alunas da faculdade de Design Digital. Taís Gobato, matriculada no curso, já participou de outras ações sociais, mas com idosos foi a primeira vez e conta que a experiência foi boa “todas foram muito receptivas com a gente. Tivemos essa iniciativa de fazer um desenho para elas e nos divertimos muito com isso”, diz. Ela ainda comenta que por muito tempo caiu na mídia os trotes violentos nas universidades, mas que com o trote solidário esse paradigma pode ser quebrado: “a iniciativa da PUC em promover essa ação social foi muito interessante e todos ficaram unidos e empenhados nessa tarde”.

20150910_154655(0)
Taís Gobato, estudante de Design Digital e desenhista do rosto de Matilde. Foto: Amanda Pattaro

Matilde Basso Panunzio, uma das moradoras do “Lar da Amizade” e que teve o seu rosto desenhado pela Taís, conta: “eu adorei porque foi tão gostoso e as amizades que fizemos com vocês [os estudantes], foi lindo. Quero que vocês apareçam mais vezes!”. Assim como Matilde, a opinião de Therezinha Casácio, também moradora, não foi diferente, “foi ótimo receber todos esses jovens aqui. As atividades que fizeram com a gente foi uma beleza, eu adorei”, diz.

A Atlética de Comunicação da PUC-Campinas também marcou presença no evento e segundo Bruna Pousa, “foi muito legal toda essa ação pois antes a atlética só tinha feito arrecadação de roupas e nada que tivéssemos contato físico com as pessoas”. A estudante ainda comenta que foi muito gratificante ir até o local poder ajudar e que pretendem realizar mais trotes como esse. E quanto às primeiras impressões, ela conta que “a gente [membros da atlética] percebeu o quanto as idosas estavam precisando de uma visita”.

atlética
Atlética de Comunicação e Artes da PUC-Campinas no trote solidário. Foto: Amanda Pattaro

Diante de tamanha alegria, Cláudia ainda afirmou que o CLC pretende realizar mais um trote solidário até o final do ano, mas conclui que “o grande problema foi o transporte pois tínhamos apenas um ônibus para sete faculdades. Mais alunos poderiam ter comparecido”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Trote Solidário dos alunos de Comunicação da PUC-Campinas. Fotos: Giulia Bucheroni/ Arte: Amanda Pattaro
Trote Solidário dos alunos de Comunicação da PUC-Campinas. Fotos: Giulia Bucheroni/ Arte: Amanda Pattaro

Editado por Izabela Eid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s