Por Natália Beraldi
O Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estatual de Campinas (UNICAMP), organiza o Fórum Tratamento de esgoto de comunidades rurais e isoladas: Problemas e soluções, nessa terça-feira, 4 de Setembro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções da universidade.
A proposta do evento é apresentar a problemática do tratamento de esgoto nas áreas rurais e isoladas do Brasil e as possíveis soluções que podem ser aplicadas a estas regiões.
O organizador do Fórum, Prof. Dr. Adriano Luiz Tonetti, acrescenta que o objetivo é propor sistemas para o tratamento adequado do esgoto, o seu lançamento no corpo hídrico ou aplicação no próprio solo. Afirma também que o tema é muito importante para alertar, principalmente a população de Campinas que possui uma área rural grande, para que eles possam se preocupar mais com o esgoto que é gerado nas propriedades rurais.
Confira aqui a entrevista com o organizador do evento.
As atividades contaram com a presença de representantes da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Federal do Rio Grande do Norte, e outras empresas que já trazem alguma alternativa buscando o saneamento de áreas rurais.
Programação:
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura.
Profa. Dra. Carmen Zink Bolonhini – Assessora da Coordenadoria Geral da UNICAMP.
Prof. Dr. Adriano Luiz Tonetti – Departamento de Saneamento e Ambiente da FEC/UNICAMP – Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Engenharia Química e doutorado em Engenharia Civil (Área Saneamento e Ambiente) pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento e Reuso de Águas Residuais.
Prof. Dr. Bruno Coraucci Filho – Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Professor Titular da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Docente das disciplinas: Disposição controlada de efluentes no solo; Saneamento de pequenas comunidades e Reúso de águas.
9h10 – Palestra “Saúde ambiental do meio rural”.
Pesquisador Prof. Dr. Francisco Anaruma Filho – Ecólogo do Departamento de Saneamento e Ambiente da FEC/UNICAMP.
9h50 – Palestra “Comunidades isoladas: situação atual, importância da disseminação de tecnologias sustentáveis e atuação da ABES no setor”.
Ana Lúcia Brasil – Coordenadora Geral da Câmara Técnica Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP.
10h30 – Coffee-Break.
10h50 – Palestra “Alternativas para tratamento dos esgotos e aproveitamento dos efluentes em comunidades rurais”.
Prof. Dr. Cícero Onofre de Andrade Neto – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
11h40 – Debate com os palestrantes do período da manhã.
12h – Almoço.
14h – Abertura do Período da Tarde.
Pesquisador Prof. Dr. Francisco Anaruma Filho – Especializado em avaliação de áreas de risco por meio de interpretação da paisagem e mapeamento por Sistema de Informação Geográfica.
14h10 – Palestra “A experiência da FEC-UNICAMP no desenvolvimento e aplicação de sistemas sustentáveis para o saneamento de comunidades isoladas”.
Prof. Dr. Adriano Luiz Tonetti.
14h50 – Palestra “O uso de Wetlands Construídas no saneamento de comunidades rurais”.
Prof. Dr. Denis Miguel Roston – Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP.
15h30 – Coffee-Break.
15h50 – Palestra “O emprego de fossas sépticas biodigestoras e a difusão da tecnologia pela CATI”.
Vera Lúcia Palla – Engenheira Agrônoma do Escritório de Desenvolvimento Rural da CATI Jaboticabal (SP).
16h30 – Debate com os palestrantes do período da tarde.
17h – Encerramento.
O evento é gratuito! Você pode realizar sua inscrição, acessando o site da UNICAMP ou no dia Fórum, antes das atividades.
Editado por Marcela Munhoz