Por Laura Clobochar
No dia 08 de dezembro, é comemorado o dia da Nossa Senhora da Conceição que também é padroeira da cidade de Campinas, mas muitas pessoas não conhecem a história da santa e nem o que é uma padroeira.
A Nossa Senhora Imaculada da Conceição é a imagem de Virgem Maria sem os seus pecados originais e foi considerada santa por ter uma graça divina, fazendo com que ela fosse preserva por Deus. Já sua relação com ser padroeira de Campinas vem do catolicismo que afirmava que quando um povoado adotasse um santo ou anjo como seu padroeiro, a sua proteção não ficaria apenas para as pessoas que estivessem no seu tempo, mas sim para todos daquele povoado.
A escolha de Nossa Senhora da Conceição como padroeira da cidade se confunde com a história do município. A primeira missa foi celebrada em julho de 1774, em uma capela feita de sapê, que levava o nome da santa, construída onde hoje é a Praça Antônio Pompeu. A devoção foi espalhada pelos bandeirantes que por aqui passavam.

Dona Ana Paula, frequentadora e seguidora da Santa comenta que essa data é de grande importância para todos da igreja e para cidade também: “nesse dia recebemos muitas pessoas novas na nossa “casa” que precisam de ajuda ou querem agradecer e estamos aqui sempre que precisarem”.
A data é considerada como feriado municipal e por isso, algumas empresas e comércios podem não abrir, mas por conta do natal, as lojas do centro da cidade irão abrir normalmente.
Lugares que Nossa Senhora da Conceição é padroeira
- Portugal
- Estados Unidos
- Acre
- Amazonas
- Bahia
- Sergipe
- Salvador
Editado por Ana Paula Perez