Aproximadamente 3 mil pessoas no mundo não tem impressão digital

Créditos: google.com

Por Juliana Cavalcante

Cerca de três mil pessoas no mundo não possuem impressão digital e, de acordo com a dermatologista Adriane Cruvinel, os casos são resultados da síndrome de Nagali – um defeito genético que não permite a formação de digitais. As pessoas com essa síndrome devem apresentar laudo médico comprobatório e referências paternas para dar entrada no documento de identidade.

A partir do 6º mês de gestação, o feto começa a desenvolver a impressão digital que é única para cada indivíduo e não muda ao longo dos anos. Não só a síndrome de Nagali que pode causar essa anomalia: são cadastradas mais de seis mil síndromes que dificultam a identificação digital, além de acarretar outros danos a pele.
A recepcionista Josiane Pereira conta que sofre com a sensibilidade na impressão e que precisa tentar diversas vezes até que os sistemas reconheçam sua digital. “Usar a biometria nos sistemas bancários ou no cartão de ponto do serviço é quase impossível, já que sempre dá como não cadastrada”, relata Josiane.
Em casos de amputação da mão ou dos dedos a impressão dos dedos do pé é coletada, também chamada de impressões plantares. As pessoas que apresentam problemas com as digitais e queiram orientações sobre documentações devem procurar o instituto de identificação de sua região que em Campinas fica dentro do Poupatempo.

Créditos: Juliana Cavalcante
Créditos: Juliana Cavalcante

Curiosidades

  • As pontas dos dedos de pessoas com digitais possuem curvaturas. Já dos afetados pela síndrome de Nagali são totalmente planas.
  • O primeiro caso constatado de pessoa sem impressão digital ocorreu com uma mulher suiça em 2007 que teve problemas ao tentar entrar nos EUA.
  • Pessoas que trabalham em construção civil ou que tenham muito contato com produtos de limpeza podem perder temporariamente as digitais devido ao atrito com os tijolos e produtos fortes.

Editado por Letícia Baptista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s