Valinhos recebe o maior evento de sustentabilidade do país pela segunda vez

Por Vanessa Plácido

A Virada Sustentável tem a sua segunda edição em Valinhos, interior do estado de São Paulo, de 25 a 27 de novembro, no Parque Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna.  Todas as atividades são gratuitas e voltadas para a comunidade.

O projeto conta com o apoio de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, setor privado, movimentos sociais , escolas e universidades, entre outros.  Neste mês, as atividades abordam temas como direitos humanos, consumo consciente, reciclagem, cidadania e qualidade de vida. A ação conta ainda  com o apoio de colaboradores da cidade.

O grupo de percussão  da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valinhos) fará a abertura do evento. Os alunos da Associação também se apresentam com a dança inclusiva e peça teatral, cujo tema será “Lixo no Lixo”.

O brasileiro gera, em média, um quilo de lixo por dia, contribuindo com cerca de 7% do resíduo domiciliar do mundo. Só em São Paulo, quase metade do lixo produzido é orgânico. Com base nesses dados, a Virada Sustentável mobiliza diversos setores da sociedade em prol da sustentabilidade.

15145252_1127753323973452_1451166996_oFoto: Vanessa Plácido
Artistas pintam árvore de papelão

Com o tema “Consumo Consciente”, a loja Entrelinhas Garimpo participa do evento com dicas de customização de peças de roupas, consultoria de moda e ensina como fazer bijuterias com materiais recicláveis.

O professor da Unicamp e atleta Cristiano (inserir sobrenome) leva para o evento o projeto “Tênis para quem te quer”, com objetivo de arrecadar e reformar tênis para crianças e adolescentes atletas que não têm condições de comprar os sapatos para a prática de esportes.

Colorir a cidade com crochês em árvores será uma das atividades realizada no evento
Colorir a cidade com crochês em árvores será uma das atividades realizada no evento

Além disso, a Virada Sustentável conta com outras atividades, como o crochê em árvores, para deixar a cidade mais colorida, plantação de árvores, oficina de Nutrição, apresentação de capoeira, grafites e pinturas em caçambas de entulho e apresentação de música com instrumentos recicláveis.

Foto: Vanessa Plácido
Pinturas em caçambas trazem mensagens de virtude e união de povos
Pinturas em caçambas trazem mensagens de virtude e união de povos

A Virada Sustentável nasceu em São Paulo em 2010 e teve a sua primeira edição em 2011. As cidades de Manaus, Valinhos e Porto Alegre também já receberam o festival.  A concepção da virada 2016 é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que regem os projetos realizados pelo grupo.

Foto: Vanessa Plácido

 

 

Editado por Letícia Baptista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s