Consumidores precisam ficar atentos às promoções da Black Friday

Por Laura Clobochar

Na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, acontece a Black Friday – um dia em que muitas lojas baixam os preços dos seus produtos para acabar com o estoque e renovar para as festas de fim de ano, ou até para estimular a compra de presentes de Natal.

No entanto o consumidor precisa ficar atento as promoções,  que muitas vezes são denominadas por muitos consumidores como “metade do dobro”, ou seja, o preço normal do produto. Neste período, o Procon sempre orienta os consumidores com algumas dicas para que não saiam prejudicados.

A primeira dica é precaução sobre compras realizadas pela internet. Para o consumidor é maior comodidade, mas a experiência pode acabar virando uma dor de cabeça no futuro. Alguns compradores no ano passado, quando fizeram pedidos online, acabaram não recebendo o produto adquirido, como aconteceu com Arthur Nogueira, que havia comprado um celular: “Fui avisado por um amigo que o celular estava 800 reais mais barato, então fui no site e comprei. A promoção só era válida com pagamento em boleto, então efetuei a compra e paguei no dia seguinte, mas daí começou a confusão toda. A empresa me ligou e disse que não poderia entregar o produto porque não tinha mais em estoque e teria que entregar outro celular no lugar. Eu não aceitei”, contou Arthur, que “depois de muita briga”, conseguiu seu dinheiro de volta.

15204083_1308360105871840_1187159330_o
Procon orienta que consumidor fique de olho nas promoções durante toda a semana (Créditos: Laura Clobochar)

O Procon também aconselha que os consumidores fiquem atentos com as especificações dos produtos, quantidade, garantia e outros detalhes do produto. Outra dica é analisar o preço dos produtos durante a semana da promoção para que não haja uma falsa promoção na sexta, ou até achar um preço mais em conta antes da tão esperada Black Friday.

História

A Black Friday começou no Estados Unidos para incentivar as compras depois do Dia de Ação de Graça, mas já é adotada por outros países, como o Brasil. O dia dos preços baixos é sempre a última sexta-feira do mês de novembro, dia seguinte do feriado norte-americano.

Editado por Mathias Sallit e Letícia Baptista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s