Novembro Azul: o Moveber

Por Giovana Lastori

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades durante o mês, dirigida aos homens, para a conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, e apelidado de Movember, por conta de comemorações do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17 de novembro.

Aqui no Brasil, a campanha Novembro Azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, para quebrar o preconceito masculino em relação ao exame. Em 2014, o Instituto realizou mais de duas mil ações em todo o país, entre elas, a iluminação de pontos turísticos, hoje, ação tradicional.

Por curiosidade, o Movember é mais do que apenas uma campanha de conscientização. Existem reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, no estilo Mario Bros, símbolo da campanha – onde são debatidos assuntos relacionados à saúde masculina, além do câncer de próstata, como o câncer os bagos, a depressão masculina, entre outros.

infancia
Reprodução: Lado a Lado pela Vida
adoles
Reprodução: Lado a Lado pela Vida
adulto
Reprodução: Lado a Lado pela Vida
terceira-idade
Reprodução: Lado a Lado pela Vida

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), revelou que 47% dos homens nunca fizeram exames para detectar o câncer de próstata, 44% nunca sequer se consultaram com um urologista e 51% não chegaram a fazer nenhum exame relacionado aos níveis de testosterona no sangue.

Diante dos dados, não é de se surpreender com a notícia de que o câncer de próstata, atualmente, é o segundo que mais atinge a saúde masculina, atrás do câncer de pele. O câncer de próstata é considerado um câncer de terceira idade, já que mais da metade dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

i-love-you-like-i-lovemy-morning-coffee
Crédito: Giovana Lastori

Por mais irônico que seja, estudos feitos pela SBU mostram que o aumento observado de casos no Brasil, se justifica pela evolução dos métodos de diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e pelo aumento na expectativa de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s