Novos sistemas que ajudam na hora de economizar dinheiro

Por Pedro Alves

Seja através de um aplicativo de celular, um software para computador, ou até uma planilha, hoje qualquer ajuda na hora de economizar dinheiro é válida. Todos podem utilizar esses sistemas, mas, talvez, um dos grandes beneficiados com essas tecnologia são os jovens, que estão sempre em busca de moderação no consumo, utilizando ferramentas para ajudar nesse processo.

Foi pensando nisso que Bruno Marra de Melo e Vitor Martins Soares, junto ao orientador Luis Augusto de Mattos Mendes da CEFET-MG, e Daniel Galves, orientado pela professora Bruna Lammoglia, desenvolveram dois sistemas que servem no auxílio da economia pessoal, principalmente dos jovens. São eles o aplicativo NewPreço e uma planilha criada para administrar e controlar as finanças.

O primeiro aplicativo, o Newpreço, tem como objetivo disponibilizar para o usuário uma forma de buscar produtos mais baratos no próprio comércio local. Você pode analisar ofertas, artigos, gerar suas listas com os preços disponíveis nas lojas em sua região, além de participar do sistema, cadastrando ofertas que você encontrar em algum estabelecimento, além de avaliar outras ofertas através de comentários. O Newpreço  pode ser utilizado em diversos dispositivos, possibilitando acesso em diferentes locais.

O sistema é totalmente gratuito e pode ser utilizado por pessoas de qualquer região do país. O usuário tem acesso as melhores ofertas gerais, já que é impossível localizar o mesmo antes de seu efetivo cadastro. Depois de feito, ele será direcionado às ofertas em sua cidade. Sendo assim, o sistema funciona através da colaboração de pessoas, atualizando ofertas para que estas possam ser vistas e selecionadas por outros usuários. Bruno espera lançar a primeira versão do sistema ainda no fim desse ano. O software foi 1º lugar geral na 26º Edição da META (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações) realizada de 19/10/2016 à 21/10/2016 na unidade CEFET de Divinópolis-MG.

Este slideshow necessita de JavaScript.

(Créditos: Bruno Marra de Melo)

A planilha desenvolvida por Daniel Galves também segue o mesmo conceito. Criada a partir de um projeto de Iniciação Científica em nível de ensino médio, ela tem por objetivo auxiliar jovens – e até mesmo adultos – na administração e controle de suas finanças. Por ser uma planilha interativa, seu leque de possíveis usuários é bem grande, pois ela possibilita a adequação de seus espaços de acordo com quem a utiliza desejar. Para utilizá-la é necessário ter o Excel instalado no computador e, antes de criá-la, podem ser selecionados quais gastos e rendas serão incluídos em sua estrutura, otimizando sua utilização e visualização.

O tema pode contribuir com a responsabilidade social do cidadão e a melhoria de sua qualidade de vida, uma vez que poderá fazer escolhas de consumo baseadas em seu conhecimento sobre o tema e não apenas em propagandas, que muitas vezes ludibriam o consumidor. O trabalho prossegue com a orientadora e outros alunos, e pretende disponibilizar a planilha online, inclusive criando aplicativos para celular. Também como continuidade, os criados visam expandir o trabalho com Educação Financeira para outras escolas, dado que foi verificado uma lacuna nesse tipo de educação de crianças e adolescentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

(Créditos: Daniel Galves)

Editado por Letícia Baptista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s