Possibilidade de ingressar no mercado de trabalho ou uma porta para o ensino superior?

Por Aline Domingos

Muitas pessoas pensam que para ingressar no mercado de trabalho é necessário concluir um curso superior. Porém, existem outros meios que levam os estudantes a fazerem parte desse grande ramo de empregabilidade.

Uma das modalidades mais eficazes para tornar jovens e estudantes empregados é um curso de nível médio, conhecido também como ensino técnico. O curso é voltado para a formação profissional, pois é aprofundado em áreas especificas e o aluno pode escolher entre cursos de mecânica, mecatrônica, informática, enfermagem, nutrição, meio ambiente, logística entre outras áreas.

Segundo a professora de curso técnico de tecnologia da informação, Simone Andréia de Campos, 39, além dessa diversidade de cursos, o ensino técnico abre diversas portas para os estudantes por conta de ser um diferencial e uma experiência a mais para o currículo.

“Outra característica do curso técnico é que ele tem uma alta taxa de empregabilidade e possibilita um acesso mais rápido no mercado de  trabalho devido a sua curta duração e tem uma boa aceitação por parte das empresas traz também um diferencial para o currículo. Às vezes as pessoas precisam melhorar a sua qualificação e o curso técnico também tem esse propósito.”

Simone é professora na escola Centro Paulo Souza de Mogi Mirim há 15 anos, e também leciona no ensino superior há 2. Ela conta que existem dois tipos de categorias no ensino técnico: uma exige que o aluno esteja matriculado no segundo ano do ensino médio, ou tê-lo concluído. A segunda categoria é chamada de ensino técnico integrado ou médio, que é uma possibilidade para que os alunos saiam do 9° ano do ensino fundamental e já ingressem no ensino médio, cursando juntamente o curso técnico em período integral. Assim, ao término dos 3 anos ele já sai com uma qualificação profissional e pode estar apto a conseguir um emprego ou entrar para a faculdade, afim de aprimorar os estudos.

whatsapp-image-2016-11-07-at-18-36-34
Centro Paula Souza. Crédito: Aline Domingos

Apesar do curso técnico ser um diferencial, a professora Simone afirma que o aluno deve se dedicar as aulas e se comprometer, assim como em todas as outras categorias de ensino, evitando faltar, lendo, estudando e o principal estar sempre atualizado para poder suprir as exigências do mercado de trabalho.

“Como é um curso voltado para o mercado de trabalho, atualmente o mercado constantes mudanças tendo novas tecnologias e metodologias. O aluno precisa estar sempre lendo e estudado, assim como em qualquer outra profissão. O aluno precisa entender também que o curso técnico é uma excelente oportunidade que abre as portas pata ingressar no mercado de trabalho. No entanto, pra ele manter-se empregado ele não pode parar de estudar nunca.”

Mas, a questão é: o ensino técnico pode excluir a possibilidade de cursar o ensino superior de uma faculdade? A resposta é não.

“O ensino técnico não exclui a possibilidade de cursar uma faculdade, o curso técnico tem proposito e foco específico. O ensino técnico é um curso com o propósito de oferecer uma qualificação profissional para o aluno ingressar no mercado de trabalho. No entanto, existem muitos casos em que o aluno precisa entrar em uma empresa e então ele opta por fazer o curso técnico. Ele entrando na empresa esse curso técnico vai possibilitar que ele ganhe dinheiro e consiga futuramente ingressar na faculdade e consiga arcar com os custos para manter essa universidade.”

Pode-se dizer que o curso técnico é considerado fundamental para o aluno poder cursar uma faculdade, não que as pessoas que não possuem essa categoria não sejam capazes de atuar no ensino superior, mas quando possuem um ensino técnico, além de ser um diferencial para o currículo, o aluno consegue explorar melhor os recursos da faculdade e aproveitar melhor o curso.

info
Dados G1. Crédito: Aline Domingos

 

Editado por: Isabela Ariolli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s