Grupo Ápeiron representa a PUC-Campinas na ginástica

Por Rodrigo Cavalcante

A ginástica não é um dos esportes mais populares do país, mas vem crescendo bastante nos últimos anos. Um exemplo disso foi a realização do Fórum Internacional de Ginástica para Todos, no mês de outubro em Campinas, que contou com a presença de diversos grupos, entre eles, o grupo Ápeiron, formado por alunas da PUC-Campinas.

14599822_10210807839816799_32204598_o

A coordenação do projeto é de responsabilidade da Giovanna Sarôa, professora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas (Faefi), que iniciou o projeto em 1996, com uma equipe de competição de ginástica rítmica, até que houve a mudança para um grupo com o intuito de fazer apresentações, chamado “Ginástica Para Todos”, em 2001.

Segundo Giovanna, uma das causas para a mudança foi que “as apresentações trazem muito mais prazer, alegria para os praticantes. Um dos maiores motivos que levam os atletas a deixarem a competição, é que ela é muito rígida e exige muito treinamento”. Outro motivo é que a “ginástica para todos” envolve diferentes grupos, com diferentes faixas etárias, gêneros, biotipos, com o objetivo de apenas se divertir.

Com a realização de um Fórum Internacional sobre o tema na cidade, é de se imaginar que tenha atraído bastante a atenção das pessoas, ainda mais depois do excelente desempenho da ginástica nas Olimpíadas. Mas não foi bem isso o que aconteceu, de acordo com a professora: “Acabamos de realizar um fórum onde participaram 5 países, com mais de 1500 atletas e não houve uma reportagem local, uma propaganda na TV, um apoio financeiro por qualquer órgão”.

Entretanto, alguns avanços vêm acontecendo desde o nascimento do grupo: “A ginástica há 20 anos tinha pouca visibilidade e era considerado um esporte elitista, pois só podia-se praticar em alguns clubes da cidade e não eram todos que tinham acesso. Hoje, a ginástica é desenvolvida nas escolas como conteúdo curricular e extra curricular, além de ser oferecida pela prefeitura”, segundo Giovanna.

Grupo Ápeiron

14551076_10210807841136832_266188507_o

O Nome Ápeiron vem do grego e significa indefinido, indeterminado ou ilimitado. O termo foi consagrado como sendo o princípio de tudo; tudo começa e termina no mesmo lugar. O infinito.

Ápeiron está em constante movimento. Pensando neste sentido, do ilimitado em constante movimento, o grupo vem desenvolvendo “nossa” ginástica e “nossa” dança, livre das amarras de regras e códigos. Tornando nossos movimentos ilimitados, pois o ser humano é irrestrito, apenas não descobriu isto ainda. Este tem sido o ponto de partida do grupo.

14536775_10210807840936827_1624445764_o

Histórico

O grupo, formado há 20 anos, era antigamente uma equipe de Ginástica Rítmica de competição e há 15 anos o grupo se transformou em grupo de apresentação, tornando-se assim grupo de Ginástica para Todos. O grupo começou a representar a PUC-Campinas há 8 anos quando, tornou-se um projeto de estudos práticos em ginástica e dança, formado por alunos do curso de Educação Física e outros cursos da PUC-Campinas.

No ano de 2010, o grupo Ápeiron PUC-Campinas se associou a ISCA – International Sport and Culture Association -, associação que reúne organizações de esporte, cultura e juventude de todo o mundo. A ISCA acredita que atividades internacionais como festivais, intercâmbios, seminários, torneios esportivos e programas educativos são meios inigualáveis para se criar um entendimento internacional, e que todos devem ter a oportunidade de participação. Isto é chamado de: Esporte e Cultura para todos.

14600706_10210807848937027_1183848901_o

Editado por Giovana Lastori e Mathias Sallit

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s