Por Isabela Ariolli
Todos sabem que a prática de atividade física na infância é uma grande ferramenta para aumentar a qualidade de vida e o bem estar das crianças. Além disso, é o grande responsável por evitar o sedentarismo e a obesidade infantil. No entanto, essas vantagens são ainda maiores quando se trata dos portadores da Síndrome de Down. Isso porque, não traz apenas resultados físicos – a prática esportiva também traz ótimos benefícios psicológicos e sociais.
Segundo especialistas, a melhora significativa está no desenvolvimento das atividades em grupo, o que faz com que a criança se sinta parte de um conjunto, cultivando uma parceria no trabalho em equipe. O esporte também ajuda o portador da Síndrome de Down a ter uma maior autonomia sobre suas ações, tomando consciência tanto sobre suas dificuldades, quanto sobre suas possibilidades. E além do mais, a prática é ótima para o alívio do estresse acumulado no dia-a-dia.
Todos esses benefícios sociais e psicológicos são acompanhados de vantagens físicas por conta do desenvolvimento e dedicação no esporte. Abaixo podemos listar os 5 mais importantes, segundo o guiainfantil.com:

Dentre as práticas de esportes, uma das mais famosas entre os portadores da Síndrome de Down é a natação, e isso se dá pelo fato de ser uma modalidade em que se pratica todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, aumentando a coordenação, força e tônus muscular. O esporte aquático também fará com que a criança tenha uma melhora significativa na postura corporal, equilíbrio, flexibilidade, assim como uma melhor orientação espacial, de acordo com o portal Movimento Down.

Editado por Letícia Baptista