A febre dos e-sports

Por Laura Clobochar

Você deve conhecer ou até jogou um e-sport, mas não sabia que ele recebia esse nome. O e-sport, termo que surgiu só em 2000, são os jogos eletrônicos, ou seja, jogos de computadores que necessitam conexão na internet para funcionar.

Os e-sports surgiram com os primeiros jogos para computador e em 1972 foi realizado o primeiro campeonato desse tipo de game, organizado pelos estudantes de Stanford. Em 1980, aconteceu a segunda competição, mas agora com um número bem maior de envolvidos – cerca de 10 mil jogadores.

Porém, os campeonatos mais robustos começaram em 2000, quando os jogadores passaram de ser apenas amadores e viraram profissionais, formando times com treinadores, tendo rotina diferenciado e competindo por milhões de dólares. Entre os e-sports mais jogados atualmente estão o Counter-strike, DotA e League of Legends.

CS – Counter Strike

Campeonato foi sediado no Brasil pela primeira vez. (Crédito: Otávio Sambo)
Campeonato foi sediado no Brasil pela primeira vez. (Crédito: Otávio Sambo)

Conter-Strike, mais conhecido por CS, foi lançado em 2012 (quarto da franquia CS) é um jogo de tiro em primeira pessoa onde existem dois times que se enfrentam como policiais e terroristas. O jogo tem 30 rounds e vence o round o time que atingir 16 pontos, mas além disso, é melhor de três, ou seja, o time vencedor deve ganhar 2 de 3 mapas que as equipes escolhem antes do confronto.

Como funciona: O time A escolhe o mapa que será jogado e o time B escolhe qual lado quer ficar (terrorista ou policial) e vence aquele que matar todos do outro time ou desarmar a bomba plantada no mapa (a bomba só é plantada pelos terroristas, então o time que escolhe ser policial tem duas chances de ganhar o round, ou matar todos do time adversário, ou desarmando a bomba). Depois que chega na metade do jogo, ou seja, 15 rounds jogados, os times trocam de lado.

DotA

A estratégia do DotA é parecido com o jogo LOL (Crédito: Otávio Sambo)
A estratégia do DotA é parecido com o jogo LOL (Crédito: Otávio Sambo)

DotA foi lançado em 2013 sendo que já tem duas versões do jogo. A sigla do jogo significa “Defense of the Ancients” (Defesa dos anciões) e é um jogo de estratégia em tempo real em que os jogadores precisam destruir o núcleo da base inimiga, ou seja, no início do jogo, são divididos dois times e cada jogador escolhe o herói com quem vai jogar e no decorrer do jogo, ele deve passar pelos obstáculos que existem no mapa para chegar até a base inimiga.

LOL – League Of Legends

 League of Legends foi lançado em 2009 e é categorizado com jogo de multiplayer e o objetivo do jogo é parecido com o do DotA, um time precisa chegar na base adversária derrotando os inimigos pelo caminho. Cada jogo é único por conta dos personagens que sempre começam fracos e progridem ao longo da partida quando consegue acumular ouro e experiência. Cada partida dura de 20 a 50 minutos e pode ser jogado em 4 categorias diferentes, Summoner’s Rift, Twisted Treeline, Crystal Scar e Howling Abyss.
LOL é o jogo com maior adesão no Brasil. (Crédito: Otávio Sambo)

League of Legends foi lançado em 2009 e é categorizado como jogo de multiplayer. O objetivo do jogo é parecido com o do DotA: um time precisa chegar na base adversária derrotando os inimigos pelo caminho.  Cada jogo é único por conta dos personagens que sempre começam fracos e progridem ao longo da partida quando consegue acumular ouro e experiência. Cada partida dura de 20 a 50 minutos e pode ser jogado em 4 categorias diferentes: Summoner’s Rift, Twisted Treeline, Crystal Scar e Howling Abyss.

Campeonato de CS em São Paulo reúne cerca de 5 mil espectadores (Crédito: Laura Clobochar)
Campeonato de CS em São Paulo reúne cerca de 5 mil espectadores (Crédito: Laura Clobochar)

Os campeonatos brasileiros desses jogos ainda são pequenos, mas os prêmios entregues somam quase 25 mil reais. No fim de semana passado aconteceu as finais do campeonato de CS Pro League, torneio que une 12 times da Europa e da América do Norte.

“os e-sports estão crescendo no Brasil e acho que o país é um grande potencial. Eu acredito que é um potencial, inclusive no CS que temos 4 times que estão morando lá fora e treinando para os campeonatos. Mostrando esse evento na ESL Brasil faz com que outras produtoras desse tipo de evento tragam outros campeonatos para o Brasil. Eu, o “Bida” e outros comentaristas de e-sports aqui no Brasil temos que continuar incentivando porque só assim vamos ganhar mais relevância internacionalmente. ” -Afirma Otávio “BCZZ”, comentarista e analista de jogos de CS.

Já o jogador de CS Gabriel “FALLEN” incentiva os jovens que querem ser pro players de e-sports, “todos aqueles que querem ser pro player precisam juntar os amigos, formar um time mesmo, treinando sempre que possível e levar isso a sério, porque para conquistar é só questão de treino”.

 

Editado por Thiago Tedeschi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s