Horário de Verão: Conheça a origem

Por Giovana Lastori

O horário de verão desse ano teve inicio às 00h do dia 16 de outubro. Mas você sabe de onde vem essa prática?

Ao contrário do que muitos pensam, o horário de verão não é ideia brasileira e é adotado por vários países e regiões do mundo. Criado na verdade pelo político e cientista Benjamim Franklin, foi primeiramente utilizado somente durante a I Guerra Mundial, pela Alemanha, ja que o país precisava economizar os gastos devido aos tempos difíceis de combate além dos gastos militares.

thumbnail_img_0944

Com o tempo, outros países também foram adotando tal mudança anual. No Brasil, foi primeiramente utilizado no inicio da década de 1930 pelo Governo Vargas que buscava melhorar a economia em tempos de crise mundial. Em 1967, a mudança deixou de ser adotada, retornando apenas em 1980, por problemas de produção de energia nas hidrelétricas. Mas, a implantação do horário não era padronizada, ou seja, variável em duração e data todos os anos. Sua regulamentação correta só ocorreu em 2008, permanecendo até hoje.

horario-de-verao1.png

Uma duvida recorrente dos brasileiros é: por que alguns estados não utilizam o horário de verão ? A resposta é puramente geográfica, os solstícios de verão apresentam efeitos mais impactantes nas partes mais afastadas da linha do Equador, já que as zonas equatoriais apresentam pouca variação na duração dos dias e noites. Assim, os estados mais próximos da linha – no caso, regiões Norte e Nordeste – não sofrem dos efeitos necessários para a alteração no tempo.

TOP MAJORSOUTH AMERICANCOMMODITES.pngMuitas pessoas reclamam da interferência do horário de verão no cotidiano, como quem acorda muito cedo para trabalhar (o que gera gastos de energia por conta da iluminação), aumento de acidentes no transito e no trabalho, além da insônia e stress. Na verdade, o verão por si só, independente do horário de verão, possui dias mais longos. Sem prejudicar a ninguém.



Vale lembrar que durante o horário de verão, os bosques municipais ficarão abertos uma hora a mais. Até fevereiro de 2017, os bosques funcionarão até as 19h, exceto pelo Parque Portugal – Lagoa do Taquaral e Bosque dos Guarantãs, que permanecem com seus horários rotineiros, das 5h às 22h, e das 6h às 20h, respectivamente.



Editado por Ana Guimarães e Vanessa Plácido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s